Saiba por que ler diverte, relaxa e faz bem para o seu cérebro

Hábito pode até ajudar a combater doenças degenerativas como Alzheimer

Por: Tatiane Calixto & Da Redação &  -  29/02/20  -  16:20
  Foto: Fonte: Pixabay

Você já parou para pensar no que acontece com o seu cérebro quando embarca nas páginas de livros do seu autor favorito? Ou quando aprende coisas novas entre um capítulo e outro de uma obra? Quem gosta de ler pode garantir que o hábito diverte e relaxa. Porém, os benefícios vão além. 


Pesquisas científicas pelo mundo mostram que a leitura pode garantir maior reserva cognitiva. O termo está relacionado à habilidade do cérebro de responder à perda de capacidades ou mudanças negativas que possa sofrer. 


>> Confira dicas de como ler de forma tranquila e adequada


“A leitura traz benefícios para o cérebro porque aumenta a conexão entre os neurônios, principais células cerebrais”, explica Jerusa Smid, do Departamento Científico de Neurologia Cognitiva e Envelhecimento da Academia Brasileira de Neurologia (ABN). 


Essas conexões são chamadas de sinapses e, segundo Jerusa, quanto maior a quantidade delas, maior também nossa reserva cognitiva e, assim, maiores as chances de lidarmos com doenças que acometem o cérebro, inclusive degenerativas, como o Alzheimer. 


Não é exagero comparar a leitura com exercícios físicos. Enquanto os halteres ajudam a definir os tríceps, por exemplo, ler é uma forma de fortalecer o cérebro. “Especialmente se a leitura é diversificada e traz novas informações, novos aprendizados”, detalha Jerusa. 


Pesquisadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, conseguiram identificar que, durante a leitura de textos literários, diferentes áreas do cérebro são estimuladas. O trabalho comprovou aumento do fluxo sanguíneo durante uma leitura atenta, o que sugere que a atividade requer a coordenação de múltiplas funções cognitivas complexas. O fluxo sanguíneo também aumentou durante a leitura por prazer, mas em diferentes áreas.


Apesar dos benefícios da leitura serem mais intensos na infância, Jerusa garante que em todas as faixas etárias é possível identificar ganhos. “Nunca é tarde para começar a ler”, incentiva.


Cuidados


Para garantir que a leitura seja um momento prazeroso, são importantes alguns cuidados com a visão. O oftalmologista Eduardo de Lucca, do Instituto de Moléstias Oculares (IMO), afirma que a má iluminação ou o excesso de luz podem causar cansaço visual e diminuir o rendimento. 


Quem prefere livros digitais também deve ficar atento e adotar medidas. Confira abaixo dicas para que seus momentos de leitura sejam agradáveis e ajudem sua mente.


Logo A Tribuna
Newsletter