Prepare a malha: o fim de semana mais gelado dos últimos seis anos chegou

Fortes ventos devem fazer a sensação térmica chegar a gélidos 5°C, na madrugada deste domingo (7), o que não acontecia desde 2013

Por: Júnior Batista & Da Redação &  -  06/07/19  -  14:30
Queda da temperatura influencia na qualidade do ar
Queda da temperatura influencia na qualidade do ar   Foto: Carlos Nogueira/AT

Quem gosta de frio certamente vai adorar este fim de semana. A previsão é de que a madrugada mais gelada do ano seja a de domingo (7); e as fortes rajadas de vento devem deixar a sensação térmica batendo nos 5°C. 


Neste sábado (6), segundo o Instituto Somar de Meteorologia, a temperatura deve ficar em 14°C, caindo para entre 10°C e 12°C neste domingo (7). E são as rajadas de vento trazidas por essa frente fria – de 50 km/h a 60km/h – que podem fazer com que a sensação térmica seja metade da temperatura de fato: apenas 5°C, o que não acontecia desde 2013, de acordo com as medições do órgão. 


“O sol deve dar as caras novamente hoje, mas nós brincamos que será um sol cenográfico, porque ele não trará calor”, afirma o meteorologista do Somar, Celso Oliveira.


É passageiro
Calma, amantes do calor: as notícias não são tão alarmantes assim. Este deve ser o único dia realmente frio do inverno. De resto, será só um inverno fake. “Tivemos já um outono com temperaturas acima da média e na semana passada o pessoal pôde até ir à praia. Isso deve continuar, por conta do fenômeno do El Niño”, diz Oliveira.


Ainda podemos ter mais alguma sensação de frio em meados de julho e início de agosto, mas não será como agora. 


Transtornos
Além do frio, as chuvas sempre causam transtornos na região. Segundo a Defesa Civil de Santos, a Cidade acumulou, até ontem, 167 milímetros (mm) de precipitação, bem acima da média do mês de julho, que é de 117,2mm. 


Na Avenida Brigadeiro Faria Lima, na Vila Gilda, a água tomou conta de tudo. O mesmo aconteceu, novamente, na Avenida Nossa Senhora de Fátima, onde os carros passavam com muita dificuldade na manhã desta sexta-feira (5). 


Os morros permaneceram em atenção durante o dia e a maré atingiu 2.08m às 4h21 de ontem. Com relação às ondas, elas ficaram em torno de 2.25m de altura na Ilha das Palmas.


Em São Vicente, foram registrados pontos de enchente na Rua Luiz Pollux de Barros, no Jardim Guassú, Augusto Severo e na Avenida Capitão Luís Horneaux.
Segundo a Secretaria de Saúde (Sesau), as unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Jardim Pompeba e do Sambaiatuba tiveram o atendimento suspenso devido ao alagamento.


Também devido aos alagamentos, o transporte público por lotações foi reduzido e/ou interrompido nos bairros Jóquei Clube, Vila Fátima, Tancredo Neves, Jardim Pompeba e Jardim Guassu. Em alguns locais foi preciso alterar a rota de percurso.


Ressaca à vista 


O meteorologista do Somar, Celso Oliveira, faz um alerta quanto à ressaca, pois, por causa dos fortes ventos, aliados à lua nova, deve trazer transtornos, principalmente nas regiões da Ponta da Praia e do Dique, na Zona Noroeste, em Santos. “Pode haver transbordo nos canais da Jovino de Mello, por exemplo. A maré alta, que acontece geralmente à noite e pela manhã, chama atenção, porque o mar está muito agitado”, diz. 


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter