Multidão que 'invadiu' praias na Baixada Santista deixou quatro vezes mais lixo do que o normal

Praia Grande e Bertioga registraram quantidade de resíduos maior que o habitual

Por: Daniel Gois  -  04/09/20  -  18:52
Bertioga recolheu três vezes mais lixo nas praias do que o habitual
Bertioga recolheu três vezes mais lixo nas praias do que o habitual   Foto: Reprodução/Aconteceu em Bertioga

A intensa aglomeração de pessoas nas praias da Baixada Santista deixou como resultado um aumento na quantidade de lixo recolhido pelas autoridades. Cidades como Praia Grande, Bertioga e Guarujá registraram aumento na quantidade de resíduos recolhidos nos últimos dias.


Em Praia Grande, segundo aSecretaria de Serviços Urbanos (Sesurb), foi recolhido40,2 toneladas de lixo durante limpeza na faixa de areia e calçadão da orla entre os dias 29 e 31 de agosto. Em finais de semana normais, no período de pandemia, a média foi de 10 toneladas. A prefeitura informou que está analisando novas medidas para conter o problema, dentro das diretrizes do Plano São Paulo de combate ao novo coronavírus.


No mesmo período, a prefeitura de Bertioga recolheu 21.3 toneladas de resíduos deixados na praia. O número é três vezes maior que o fim de semana anterior, entre 22 e 24 de agosto. Guarujá informou que também registrou aumento no descarte de lixo nas praias, mas que os números ainda estariam sendo calculados.


Outra cidade que registrou aumento foi São Vicente. No último fim de semana, a Zeladoria Municipal recolheu 25 toneladas de lixo nas praias da cidade, como plásticos, latas e restos de alimentos. Fora do período de temporada, a média é de 13 toneladas.


Em Santos, segundo a prefeitura, nos dias 29 e 30, foram recolhidas 100 toneladas de lixo jogado nas praias. O número, no entanto, é menor do que no fim de semana anterior. Nos dias 22 e 23, o número de resíduos recolhidos foi de 112 toneladas.


Mongaguá, de acordo com a prefeitura, não registrou aumento, enquanto Itanhaém ainda não obteve os dados. Já a prefeitura de Peruíbe informou que a limpeza das praias não é feita por pesagem, e sim porhora/homem e hora/equipamento, não sendo possível dizer se houve aumento ou redução.


Logo A Tribuna
Newsletter