Eleitores têm até o próximo dia 8 para tirar título ou regularizar situação eleitoral

Atendimento pode ser presencial ou feito pela internet; veja como

Por: Victor Barreto  -  27/04/24  -  17:59
Eleitores que não possuem cadastro biométrico devem comparecer ao atendimento presencial para regularizar seu título ou fazer alterações
Eleitores que não possuem cadastro biométrico devem comparecer ao atendimento presencial para regularizar seu título ou fazer alterações   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Quem quer obter o título ou regularizar sua situação para participar das eleições municipais de outubro deve ficar atento: termina em 8 de maio o prazo para o alistamento. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), um canal é a internet.


O prazo também vale para quem está com o título cancelado ou mudou de cidade e precisa transferir o domicílio eleitoral. Pode-se consultar a situação eleitoral no site do Tribunal Superior Eleitoral.


Segundo a chefe do cartório da 118ª Zona Eleitoral de Santos, Michelle Lapa Cortegiano Molarino, quem estiver com o título em situação irregular não poderá votar nas próximas eleições. “Se o eleitor apenas deixou de votar nas últimas eleições, conseguirá votar e pode pagar multa após o dia 8 de maio. O prazo é para quem não tem o título, para quem precisa mudar sua cidade ou local de votação ou para aqueles que precisam atualizar seus dados.”


Entre as alterações, estão a correção de dados, a mudança de domicílio eleitoral e a inclusão de nome social. As alterações podem ser feitas pela internet, pelo autoatendimento eleitoral. Porém, só quem tem cadastro biométrico pode usufruir do serviço on-line.


Quem não tiver cadastro deve comparecer ao cartório eleitoral ou a postos do Poupatempo com serviços da Justiça Eleitoral para a coleta dos dados biométricos. Segundo o TRE-SP, o atendimento presencial deve ser agendado no site do tribunal.


Michelle afirma que eleitores que têm todos os dados regulares, mas ainda não fizeram o cadastramento biométrico, não precisam procurar os cartórios até 8 de maio. “Estes eleitores poderão votar normalmente com a apresentação de documento com foto”, diz. Ainda segundo ela, é recomendado aguardar a reabertura do cadastro, em novembro, para que a coleta dos dados biométricos seja feita sem o eleitor enfrentar grandes filas.


Mais procura
Dados do TRE-SP apontam para um aumento na procura pelas operações de cadastro nos primeiros meses deste ano.


Em janeiro e fevereiro foram recebidos, respectivamente, 171.731 e 198.231 requerimentos de alistamento, transferência e revisão de dados. A média mensal é de 184.981 atendimentos. Em 2023, o número médio de atendimentos mensais foi de 90.521.


O tribunal recomenda que o eleitor que precise de atendimento presencial não deixe para a última hora para procurá-lo, a fim de evitar a formação de filas nos cartórios eleitorais.


A partir de quarta-feira, o atendimento será por ordem de chegada, e não será mais possível realizar agendamentos. Na mesma data, os cartórios eleitorais terão um plantão de atendimento, das 11 às 17 horas. Também haverá plantões nos dias 4 e 5 de maio, no mesmo horário.


Conforme o TRE-SP, dúvidas sobre emissão do título eleitoral, biometria, cancelamento e outras relacionadas à situação eleitoral podem ser esclarecidas pelo atendimento telefônico ao eleitor oferecido pelo tribunal, disponível no número 148.


Logo A Tribuna
Newsletter