Doria diz avaliar liberação do uso de máscaras em São Paulo com cuidado e otimismo

Governador evitou anunciar data para o fim do uso da proteção facial

Por: Ágata Luz  -  06/10/21  -  17:57
 O uso das máscaras se tornou obrigatório em todo o Estado no 1º semestre
O uso das máscaras se tornou obrigatório em todo o Estado no 1º semestre   Foto: Matheus Tagé/AT

Obrigatório desde o ano passado, o uso de máscaras para evitar a disseminação da covid-19 está em discussão pelo Governo de São Paulo e pode se tornar opcional nas próximas semanas. As informações foram divulgadas pelo governador João Doria (PSDB) e por representantes do Comitê Científico do Estado durante coletiva de imprensa nesta quarta-feira (6), no Palácio dos Bandeirantes.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


De acordo com as autoridades paulistas, o avanço da vacinação e a redução do número de casos e óbitos por covid-19 são vistos com otimismo para possíveis mudanças dos protocolos sanitários. “Os dados nos dão amparo para um otimismo moderado, estamos evoluindo bem”, destacou Doria.


No entanto, os representantes estaduais ressaltaram a necessidade de cuidado para cada decisão, principalmente diante do histórico de outras localidades. “A história mostrou que as coisas não são tão simples e nesses lugares (que liberaram o uso) foi necessário que se voltasse atrás do uso de máscara”, relatou o coordenador do Comitê Científico, Paulo Menezes.


Ainda segundo o médico, a possibilidade da proteção se tornar opcional pode se tornar surgir eventualmente nas próximas semanas, porém, diante de um cenário favorável, especialmente onde a transmissão do coronavírus seja baixa, como em ambientes externos.


“Ainda é preciso ter cuidado, mas com um horizonte - eu diria até de curto prazo - bastante otimista em relação à São Paulo”, afirmou o governador tucano.


De acordo com o coordenador executivo do Comitê Científico, o médico João Gabbardo, uma decisão definitiva sobre o assunto será anunciada ao Governo do Estado nos próximos dias. “Nesse momento, não temos condições de fazer qualquer tipo de antecipação sobre quando e de que forma será liberado”.


Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Imunização (PEI), Regiane de Paula, acontecerá nesta quinta-feira (7) uma reunião do PEI com outras secretarias para debater o assunto.


Critérios
Em relação aos critérios utilizados para as decisões sobre a liberação do uso de máscara, Regiane de Paula explicou que o governo observa a vacinação como uma das diretrizes. “Mas não é a única, pois os critérios epidemiológicos são muito importantes”.


Em seguida, Paulo Menezes complementou dizendo que, além da cobertura vacinal, os indicadores da pandemia são outro critério para qualquer decisão. “Estamos vendo sim uma melhora progressiva dos indicadores e nós esperamos que isso continue a acontecer. Também vamos levar em conta esses aspectos”.


Grandes eventos
O Réveillon e outros grandes eventos abertos também foram abordados na coletiva de imprensa. “Nós entendemos que ainda não é momento de discutir os grandes eventos abertos, porque não há nenhum controle”, afirmou Menezes.


De acordo com ele, a retomada dos eventos também contará com critérios, como o uso de máscara obrigatório e o esquema vacinal completo - ou a primeira dose e um teste negativo. “Aquelas pessoas que não tomaram a primeira dose por razões diversas não vão conseguir frequentar essas grandes eventos”.


Logo A Tribuna
Newsletter