Deputada federal pede ajuda do estado para o Selo Metropolitano

Rosana Valle (PSB-SP) conversou com o secretário de Turismo de SP, Vinicius Lummetz. Iniciativa visa isentar de taxa nas cidades os ônibus de agências de turismo que promovam roteiros regionais

Por: Por ATribuna.com.br  -  22/07/20  -  14:25
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Gostaria de reeditar no Vale o sucesso do Programa Roda São Paulo   Foto: Divulgação

O secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Vinicius Lummertz, deverá fazer gestões políticas e técnicas para tentar viabilizar o Selo Metropolitano, que visa isentar de taxa nas cidades os ônibus de agências de turismo que promovam roteiros regionais.


A informação foi dada pela deputada federal Rosana Valle (PSB-SP), que se reuniu com o titular da pasta estadual. “Vou conversar com o presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb), o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), porque entendo que o gerenciamento desta iniciativa deve ficar com a região. A ideia é boa e pode ajudar a recuperação do turismo no pós-pandemia”, afirmou Vinicius Lummertz.


A parlamentar destacou que, por exemplo, uma agência que atende navios de cruzeiro terá que pagar taxas toda vez que o ônibus cruzar a divisa de uma cidade, caso promova roteiros regionais. “Isso acaba impedindo que estes turistas conheçam, por exemplo, Santos, Praia Grande e Itanhaém num só dia, o que não é bom para a economia das cidades”, disse Rosana Valle.


Escolástica Rosa


Ainda de acordo com a deputada, o secretário achou o prédio da Escolástica Rosa interessante e pediu mais informações para levar a proposta de Rosana Valle diretamente ao governador João Doria (PSDB), que já havia dado a sugestão de instalar no imóvel de 7 mil m², um hotel-escola. A parlamentar convidou o secretário para visitar o prédio, acompanhado também da provedoria da Santa Casa, dona do prédio.


Outro ponto abordado na reunião foi a necessidade de aprimoramento na aplicação dos recursos Dadetur, hoje restrito a obras físicas, para que pudesse também contemplar projetos de divulgação e marketing das cidades para desenvolver e ampliar o turismo. 


O secretário defendeu esta revisão que poderia viabilizar, por exemplo, um projeto de marketing para a Baixada Santista e o Vale do Ribeira, nos moldes do que foi realizado e deu certo em destinos como Barcelona, na Espanha, e Miami, nos Estados Unidos.


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