Cidades da Baixada Santista vacinam contra gripe; há procura

Campanha de imunização vai até maio, com Dia D em 13 de abril

Por: ATribuna.com.br  -  27/03/24  -  20:00
Em Santos, vacinação se destina, por exemplo, a idosos a partir de 70 anos, gestantes e pessoal da saúde
Em Santos, vacinação se destina, por exemplo, a idosos a partir de 70 anos, gestantes e pessoal da saúde   Foto: Alexsander Ferraz/AT

O primeiro dia de vacinação contra a gripe, na segunda-feira (25), teve movimento em unidades de saúde da região. Cada cidade tem públicos específicos para a aplicação de imunizantes. A iniciativa vai até 31 de maio, com Dia D em 13 de abril.


Em Santos, a campanha se destina, por enquanto, a idosos a partir de 70 anos, gestantes, puérperas — mulheres que deram à luz há até 45 dias —, trabalhadores da saúde e residentes em instituições de longa permanência.


Pela manhã, uma fila se formou na Policlínica do Embaré. A aposentada Maria Helena Rodrigues de Castro, de 76 anos. contou que, pelo fato de se vacinar, “mesmo que eu tenha gripe, ela vem fraquinha”.


Os aposentados Aurora Sakamoto Prieto, de 74 anos, e Reginaldo Gonçalves, de 73, também foram. “É melhor prevenir do que remediar”, considera ele.


A dose está atualizada às mutações dos vírus da gripe mais comuns: os Influenza A H1N1, A H3N2 e B.


As policlínicas atendem das 9 às 16 horas, mas há unidades que não aplicam a vacina contra gripe por estar com a sala de vacinação em manutenção: Ponta da Praia, Conselheiro Nébias, Martins Fontes, Piratininga, Monte Serrat, Santa Maria e Vila Progresso.


Mais cidades
Em Guarujá, a vacina está disponível para idosos com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a 5 anos e 11 meses, gestantes e puérperas. Há 20 postos, entre Unidades Básicas (UBS) e de Saúde da Família (Usafa), abertos das 9 às 15 horas para a imunização.


Em São Vicente, a vacinação atenderá, por ora, maiores de 80 anos, puérperas, gestantes e crianças de 6 meses a menores de 6 anos. A vacina estará disponível em todas as UBS e Estratégias de Saúde da Família (ESFs), de segunda a sexta-feira, das 9 horas às 16h30. No posto do Brisamar Shopping, de segunda a sábado, das 10 às 19 horas.


Em Praia Grande, deve-se procurar uma das 30 Usafas, de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas. Aos sábados, domingos e feriados, o Centro de Especialidades Médicas e Ambulatoriais (Cemas, Rua Thomé de Souza, 1.313, Aviação, das 9 às 15 horas). Na cidade, a vacina está disponível para todos os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.


Em Cubatão, atendem-se idosos a partir de 80 anos, crianças a partir de 6 meses e menores de 2 anos, trabalhadores da Saúde, gestantes e puérperas. A vacinação ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16 horas, em 13 unidades de saúde com salas de vacina.


Em Itanhaém, as vacinas estão disponíveis em todas as USFs, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas. Os grupos prioritários são crianças de 6 meses a menos de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas e idosos acima de 60.


Em Bertioga, todas as UBSs e ESFs aplicam vacinas de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas. Os grupos prioritários são crianças de 6 meses a menos de 6 anos, idosos a partir de 60, trabalhadores da saúde, gestantes e puérperas, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, indígenas, professores, profissionais das forças de segurança, pessoas em situação de rua e trabalhadores do transporte.


Em Mongaguá, atendem-se de 6 meses a 5 anos incompletos, gestantes, puérperas, idosos acima de 60 anos e indígenas. Todas as USFs aplicam a vacina, de segunda a sexta, das 9 às 15 horas.


A Prefeitura de Peruíbe não respondeu até o fechamento desta matéria.


Logo A Tribuna
Newsletter