Cartórios eleitorais terão plantão especial para 'quem deixou para a última hora' no Litoral de SP

O prazo final para regularizar o título de eleitor chega ao fim na próxima quarta-feira (8); confira endereços

Por: Gabriel Fomm  -  04/05/24  -  10:11
Atualizado em 06/05/24 - 18:26
Está chegando ao fim o prazo de regular e emitir o título de eleitor
Está chegando ao fim o prazo de regular e emitir o título de eleitor   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Os cartórios e postos do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) ficarão de portas abertas, neste sábado (4) e domingo (5), para atender quem precisa tirar ou regularizar o título. O prazo termina na quarta-feira. Confira endereços mais abaixo.



O atendimento, nestes dois dias, será das 11 às 17 horas. De segunda a quarta, das 9 às 17 horas. Os postos da Justiça Eleitoral no Poupatempo abrem conforme o cronograma de atendimento das unidades onde estão instalados.


Responsável pelo cartório da 406ª Zona Eleitoral de Praia Grande, Daniel Vitor Pereira afirma que os plantões com horário expandido buscam dar mais flexibilidade para regularizar a situação ou tirar o documento.


“É uma oportunidade para os eleitores, principalmente as pessoas que trabalham e não conseguem vir durante a semana, poderem regularizar o título, poderem fazer a transferência de domicílio eleitoral ou, até mesmo, para aquele jovem que precisa fazer o título para votar nas eleições de outubro”, explica.


O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) ressalta, em nota, que o atendimento será por ordem de chegada, respeitadas as prioridades da fila. Quem vai tirar o documento pela primeira vez ou precisa de regularização e não tem biometria coletada deve buscar atendimento pessoalmente.



Nesta reta final de fechamento do cadastro, somente quem tem a biometria coletada pela Justiça Eleitoral pode solicitar os serviços de forma on-line (www.tre-sp.jus.br).


“Caso a pessoa não consiga deixar o título quite para poder votar nessas eleições, ela pode justificar (ausência) se não estiver no domicílio dela na data. Se ela não votar porque não tirou o título, ela não vai ficar quite, e isso implica uma série de restrições, como o CPF ficar irregular, não poder fazer um contrato de trabalho, tomar posse em concurso público ou emitir um passaporte”, ressalta Pereira.


É preciso ir ao cartório com documento oficial de identificação com foto e comprovante de residência recente. Homens com 19 anos ou mais devem levar também o certificado de quitação do serviço militar.


Veja os endereços dos cartórios eleitorais da Baixada Santista:

118ª Zona Eleitoral de Santos - Rua Amador Bueno, 63, Centro - Santos
272ª Zona Eleitoral de Santos - Rua Vereador Henrique Soler, 279, Ponta da Praia - Santos (que também atende eleitores de Bertioga)
177ª Zona Eleitoral de São Vicente - Rua Martim Afonso, 37, Centro - São Vicente
273ª Zona Eleitoral de Santos - Av. Doutor Bernardino de Campos, 99, Vila Belmiro - Santos
317ª Zona Eleitoral de Praia Grande - Av. Guilhermina, 267, Praia Grande
406ª Zona Eleitoral de Praia Grande - Av. Doutor Vicente de Carvalho, 220, Cidade Ocian
272ª Zona Eleitoral de Santos - Rua Vereador Henrique Soler, 279 casa - Ponta da Praia, Santos
119ª Zona Eleitoral de Cubatão - Rua Bahia, 67, Vila Paulista - Cubatão
212ª Zona Eleitoral de Guarujá - Rua Santo Amaro, 425, Vila Maia - Guarujá
310ª Zona Eleitoral de Guarujá - Av. Santos Dumont, 689 - Guarujá
189ª Zona Eleitoral de Itanhaém - Rua Professora Dinorah Cruz, 71, Centro - Itanhaém (que também atende moradores de Mongaguá)
295ª Zona Eleitoral de Peruíbe - Rua dos Pescadores, 85, Centro - Peruíbe


Logo A Tribuna
Newsletter