Fumaça de incêndios na Austrália não deve chegar à Baixada Santista

Ventos devem levar fumaça até o Sul do Brasil, segundo o Cptec

Por: De A Tribuna On-line  -  07/01/20  -  20:50
Fumaça proveniente das queimadas na Austrália deve chegar ao Sul do Brasil
Fumaça proveniente das queimadas na Austrália deve chegar ao Sul do Brasil   Foto: Reprodução/NOAA

O desastre ambiental que agrava a situação das florestas e qualidade de vida na Austrália tem gerado preocupação em todo o mundo. O fogo que atinge o país teve consequências tão graves quanto a morte de cerca de 25 pessoas e 480 milhões de animais. A fumaça proveniente dos incêndios se aproxima do Sul do Brasil, mas não deve oferecer graves riscos à saúde, e não há previsão de que atinja a Baixada Santista.


Imagens de satélites de monitoramento meteorológico mostram que parte da pluma de fumaça das queimadas deve passarpelo Rio Grande do Sul entre esta terça (7) e quarta-feira (8).


De acordo com informações doCentro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe),há a possibilidade que Santa Catarina e o Sul do Paraná também sejam influenciadas por uma pequena parte desta fumaça, mas não há previsão de que cheguem ao litoral de São Paulo.


A região da Baixada Santista não deve receber os impactos das queimadas, uma vez queeste deslocamento ocorre em altos níveis da atmosfera (10 km de altitude), diferentemente da fumaça das queimadas da Amazônia, que se deslocaram em níveis mais baixos (aproximadamente 1,5 km de altitude), segundo o Cptec.


Logo A Tribuna
Newsletter