Estudo realizado por universidade de Cubatão revela que só 45% usam máscara de forma correta

Ao todo, 12.588 pessoas foram observadas em Cubatão, Praia Grande, Santos, São Vicente e Guarujá

Por: Da Redação  -  21/06/20  -  14:19
Saiba como cuidar de sua máscara de pano na pandemia de Covid-19
Saiba como cuidar de sua máscara de pano na pandemia de Covid-19   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Uma pesquisa feita por alunos do primeiro ano do curso de Medicina da Faculdade São Judas – Campus Cubatão indica que apenas 45% das pessoas observadas usam a máscara corretamente. O levantamento foi feito em cinco cidades da região: Cubatão, Praia Grande, Santos, São Vicente e Guarujá, entre quarta (17) e sexta-feira (19), durante uma hora a cada dia – sempre no mesmo horário e local. 


“O resultado é extremamente preocupante. Temos 15% que sequer usam a máscara, e 40% o fazem incorretamente, o que dá uma falsa sensação de proteção”, afirma o infectologista Evaldo Stanislau, professor da disciplina Estações Clínicas/Habilidades Médicas, sob a qual o estudo foi realizado. 


Detalhes


Ao todo, 12.588 pessoas foram observadas nas cinco cidades. O maior índice de uso certo da máscara foi registrado em Cubatão, com 63,5%. O pior, em Guarujá: apenas 32,9% das pessoas observadas cobriam nariz e boca, além de manusear a máscara corretamente. 


Do total de observações, em 1.952 as pessoas não usavam máscara alguma. Em Praia Grande, esse percentual foi o maior em todas as cidades: 18,8%. Uma observação adicional mostra que as mulheres usam mais a máscara do que os homens. Sete pessoas estavam apenas com a máscara de acrílico, cobrindo todo o rosto, a chamada face shield.


“O face shield não protege as laterais. Seu uso deve ser restrito ao ambiente profissional e como proteção aos olhos. Associado à máscara”, diz Stanislau. “O vírus está circulando, as pessoas se aglomeram e esse estudo lança luz na necessidade de cautela em contar com a proteção individual”, diz. 


Os alunos que participaram do estudo foram Fátima Maria Bernardes Henriques Amaral, Murilo Augustinho Muniz da Cunha, Evelyn Gutierrez Karl, Ana Paola Cameira e Dongmin Park. 


Logo A Tribuna
Newsletter