Diocese de Santos publica orientações para paróquias devido ao coronavírus

Entre as instruções está a dispensa de idosos das missas dominicais até o dia 29 de março

Por: Por ATribuna.com.br  -  14/03/20  -  19:35
  Foto: Vanessa Rodrigues/AT

A Diocese de Santos divulgou, neste sábado (14), uma circurlar, para as paróquias e fieis, com orientações sobre o coronavírus. No documento, a Igreja Católica ressalta a preocupação com idosos, que figuram no grupo de maior risco.


Os idosos estão dispensados da participação da da missa dominical até o 5º. Domingo da Quaresma (29 de março). "Podem acompanhar as celebrações da liturgia em suas casas, através dos meios de comunicação. Ao mesmo tempo, procurem intensificar as orações pessoais e a leitura da Palavra de Deus", diz o documento.


Outra orientação coloca que as pessoas mais velhas evitem participar dos mutirões de confissões neste período, e deem preferência para confessar-se em outros momentos com menor aglomeração de pessoas, ou esperem até passar o risco da pandemia. Além disso, os sacerdotes idosos estão dispensados de participarem dos mutirões de confissões.


Confira outras regras estabelecidas pela Diocese de Santos


  • Manter as igrejas bem ventiladas, com portas e janelas abertas, e facilitar o uso de álcool gel para os fiéis e ministros.
  • Quando possível, aumentar o número de celebrações para que não haja grande aglomeração de fiéis em cada celebração. As celebrações sejam dignas e bem feitas, mas menos prolongadas.
  • Evitar o contato físico, como aperto de mão e abraço, seja na acolhida, seja no momento da saudação da paz, Pai-Nosso e despedida.
  • A comunhão seja recebida, preferencialmente, na mão.
  • Os mutirões de confissões sejam organizados de forma a garantir a distância de 1 a 2 metros entre as pessoas.
  • Quanto à catequese e outros encontros formativos e reuniões, seja seguido o que as autoridades civis determinarem com relação a cada tipo de iniciativa, à semelhança do que é estabelecido para as escolas e reuniões de trabalho.
  • Seguir as orientações do Ministério da Saúde e autoridades sanitárias dos municípios, de modo especial com atenção aos cuidados preventivos de higiene e outras.
  • Acompanhar e cuidar com atenção e carinho das pessoas doentes. Estas orientações deverão ser repassadas durante as celebrações e reuniões pastorais. Sigamos com confianças nossa preparação para a Páscoa, e esperemos que se manifeste sempre mais em nosso meio a presença do Cristo Ressuscitado. 

Logo A Tribuna
Newsletter