Voluntárias de Cubatão realizam sonho ao doar bonecos para crianças com câncer

Grupo ‘Agulhas & Fadas’ confecciona bonecos e realiza doações na Santa Casa de Santos

Por: Marcela Ferreira & De A Tribuna On-line &  -  29/08/19  -  11:52
Silvana realizou seu sonho em 2016 ao doar bonecos e bonecas pela primeira vez às crianças
Silvana realizou seu sonho em 2016 ao doar bonecos e bonecas pela primeira vez às crianças   Foto: Agulhas & Fadas/Arquivo Pessoal

Com o sonho de alegrar crianças com câncer, a administradora do grupo Agulhas & Fadas passou a reunir suas ex-alunas de artesanato para confeccionar bonecas e bonecos para serem doados à ala das Rosinhas, na Santa Casa de Santos. O projeto começou em 2016 e segue como fonte de felicidade também para as 25 voluntárias.


Silvana de Fátima é professora de artesanato, e criou o grupo quando dava aulas. Em Cubatão, onde mora, se reúne algumas vezes por mês antes de realizar a entrega das bonecas no fim de outubro. “Somos fadas que pegam agulha, linha, um pedaço de pano e enchimento, e com a varinha de condão nasce uma boneca”, brinca a idealizadora do projeto, explicando o nome do grupo.


A ideia de realizar doações surgiu quando Silvana descobriu que sua vizinha tinha o costume de doar o cabelo para a confecção de perucas. “Eu perguntei se ela poderia levar para doar as bonequinhas que eu tinha feito. Era o meu sonho entregar bonecas para as crianças.”


A artesã revela que acompanhou a luta contra o câncer do filho de uma amiga. Depois da morte dele, Silvana diz que teve vontade de dar um motivo para que crianças com câncer pudessem sorrir. Ao descobrir que as crianças de Cubatão realizavam tratamento oncológico na Santa Casa de Santos, ela buscou uma parceria com o hospital.


Em reuniões realizadas na garagem da casa de Silvana, os trabalhos são divididos entre as voluntárias, que fazem os bonecos com cabelos ‘removíveis’. A ideia de criar pequenas perucas de lã faz com que as crianças se identifiquem com os brinquedos. “Quando elas vêem, logo vão tirando os cabelinhos”, conta.


“É uma missão que me foi dada. Eu achei que faria só uma vez, mas me senti útil. Logo depois fiquei desempregada e me dediquei mais ainda, me sinto muito feliz por isso”, emociona-se a idealizadora.


Grupo de voluntárias realiza doação de bonecas e bonecos todo ano no mês de outubro
Grupo de voluntárias realiza doação de bonecas e bonecos todo ano no mês de outubro   Foto: Agulhas & Fadas/Arquivo Pessoal

Em família


A nora de Silvana, Fátima Aparecida de Jesus Santos, passou a ser artesã depois de enfrentar o desemprego. Junto da sogra, ela é voluntária no grupo Agulhas & Fadas, ajudando a confeccionar os sapatos dos bonecos em feltro, que são costurados à mão.


“Não pensei duas vezes antes de ajudar. Estou até hoje fazendo a alegria dessas crianças”, diz. A nora ainda conta que Silvana sempre quis participar desse projeto, que há três anos muda a vida tanto de crianças em tratamento quanto das voluntárias.


Fátima se emociona ao dizer o que o Agulhas & Fadas significa para ela: “Não tenho nem palavras. Nós ficamos tão felizes de ver aquelas crianças sorrindo com aquele simples presentinho… É uma sensação de dever cumprido, muito gratificante”.


Cerca de 60 bonecos e bonecas são doados às crianças em tratamento oncológico todo ano desde 2016
Cerca de 60 bonecos e bonecas são doados às crianças em tratamento oncológico todo ano desde 2016   Foto: Agulhas & Fadas/Arquivo Pessoal

Logo A Tribuna
Newsletter