Unidades de Saúde de Cubatão retomarão consultas, exames e procedimentos

Atendimentos voltarão a ser realizados nas Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Saúde da Família, Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Policlínica e Hospital Municipal

Por: Por ATribuna.com.br  -  17/07/20  -  18:45
Atendimentos voltarão a ser realizados seguindo todos os protocolos de segurança e higiene
Atendimentos voltarão a ser realizados seguindo todos os protocolos de segurança e higiene   Foto: Divulgação/Prefeitura de Cubatão

As unidades de Saúde de Cubatão retomarão, gradualmente, os atendimentos, com consultas, exames e procedimentos. Isso foi o que o Comitê Estratégico Municipal Covid-19 definiu nesta quinta-feira (16). 


As mudanças serão apresentadas aos gestores das unidades em reunião na próxima segunda-feira (20), quando será definido um prazo para adaptação e reinício. A data da retomada será anunciada após a reunião.


Os atendimentos voltarão a ser realizados nas Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Saúde da Família, Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism), Policlínica e Hospital Municipal de Cubatão. Já o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que mantém o atendimento emergencial, terá um plano à parte.


De acordo com a Secretaria de Saúde, não haverá mais dias fixos para agendamento. Qualquer pessoa poderá agendar consulta ou deixar o nome na fila de espera durante todo o período de funcionamento das unidades. As consultas terão espaçamento de 30 minutos entre elas, e os pacientes serão orientados a chegar no horário para evitar aglomerações. Também não é recomendado que levem acompanhantes ou crianças.


A coleta para exames também voltará ao normal, com fluxo de atendimento adaptado para cada unidade com o objetivo de evitar aglomerações.


Os exames de imagens no Hospital Municipal de Cubatão já estão sendo reagendados, com prioridade para atender aqueles que foram suspensos no início da pandemia. O mesmo vale para cirurgias eletivas, priorizando os pacientes que tiveram seu procedimento suspenso em função da pandemia. Em todos os casos, será obrigatório usar máscaras durante a permanência nas unidades, que terão álcool em gel disponível nas áreas de circulação.


Em caso de sintomas respiratórios, os pacientes poderão reagendar consultas e exames sem qualquer sanção ou prejuízo e fazer o teste para Covid-19 em qualquer unidade de Saúde, de segunda a quinta-feira das 8 às 11h, ou nas unidades de Urgência e Emergência 24 horas por dia.


A Secretaria de Saúde informa que os atendimentos voltarão a ser realizados seguindo todos os protocolos de segurança e higiene durante a pandemia.


Logo A Tribuna
Newsletter