EDIÇÃO DIGITAL

Sábado

23 de Março de 2019

Mês da Mulher em Cubatão terá atividades culturais

Programação tem início nesta sexta-feira e segue até o fim deste mês

A Prefeitura de Cubatão, por meio das Secretarias Municipais de Assistência Social (Semas), Cultura (Secult), além do Conselho Municipal da Condição Feminina (CMCF) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), realizará ações em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

As ações seguem até o fim do mês, valorizando o empoderamento feminino, cuidados com a saúde e expressões de arte.

Na próxima sexta-feira (8), às 9h30, a Secult realiza conversa sobre Patrimônio Cultural e Memória. A antiga companhia Fabril será tema da palestra da historiadora Celma de Souza Pinho na Biblioteca Municipal (Av. Nove de Abril, 1977). Celma é funcionária do Iphan - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Também no Dia Internacional da Mulher, às 19h, a Câmara Municipal traz a tradicional Sessão Solene em Homenagem à Mulher, no Plenário. Com homenagens a mulheres da cidade que realizam ações importantes na comunidade e apresentações artísticas. A Câmara fica na Praça dos Emancipadores, s/nº.

No sábado (9), o dia será dedicado a elas no Galpão Cultural que funciona dentro do Parque Anilinas (Av. Nove de Abril, s/nº). O "Sarau das Minas" tem início às 14h e segue até 21h e traz o tema Representatividades Femininas. Haverá rodas de conversa sobre Maternidade, Feminino Trans e batalhas de MCs e discotecagem.

Já a Semas realiza na próxima segunda-feira (11), às 17h30, um tira-dúvidas sobre o Cadastro Único. A palestra será com as assistentes sociais Ana Carla  e Araci Ponciano. Será no CRAS do Rubens Lara, na Rua Rivaldo Alves Feitosa, s/nº, Parque São Luiz. A Secretaria também preparou atividade em 13 de março, às 16h, com a palestra intitulada "A Mulher no mercado de trabalho". Vai ser no Centro de Referência da Mulher, na Rua Salgado Filho, 227, Jardim Costa e Silva.

A Ordem dos Advogados do Brasil traz a roda de conversa com o tema "Raça e Gênero na Década Internacional dos Afrodescendentes". O bate-papo acontece no dia 14, às 18h, na Casa da OAB (Rua São Paulo, 260).

Projeto Maravilhosas Mulheres

O Conselho Municipal da Condição Feminina, recém empossado, preparou um dia recheado de atividades para todas as mulheres. Será no dia 15 de março no Centro de Referência da Mulher. Às 8h inicia com alongamento e café da manhã.

Às 10h, abertura do evento e homenagens a mulheres cubatenses que fazem a diferença em suas comunidades.

Às 11h haverá roda de conversa sobre Saúde da Mulher e testes rápidos de saúde.

Já às 14h, o bate-papo será com as mães de filhos especiais seguido por uma tarde de beleza (cabelo, maquiagem, atendimento psicológico).

Às 17h haverá aula de zumba e roda de conversa com o tema "Respeito para todas - Igualdade Racial e Diversidade de Gênero". O projeto encerra com apresentação musical da Conexão Forró Sanfonado.

Neste mesmo dia, a Secult também realiza outra atividade. Será a palestra "Empodere-se!", a partir das 20h, no Bloco Cultural (Praça dos Emancipadores, s/nº). A ideia é despertar as mulheres às clarezas de suas potencialidades e objetivos, permitindo que sejam o que desejam ser.

A noite termina com linda apresentação de dança da bailarina Yasmin Mattos, da Cia de Dança de Cubatão e Palco e Cia, recém premiada com bolsa de estudos em Livorno, na Itália, e escolhida a Melhor Bailarina do Festival Internacional de Dança de Joinville em 2018.