Confeiteira de Cubatão pede exoneração de cargo público e faz sucesso com receitas no YouTube

Mais de 150 mil seguidores acompanham a jornada da empreendedora de 28 anos

Por: Natalia Cuqui  -  01/01/23  -  10:59
Bruna pediu exoneração de cargo público para se dedicar à confeitaria
Bruna pediu exoneração de cargo público para se dedicar à confeitaria   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Aos 12 anos de idade, a confeiteira Bruna Ferreira, de Cubatão, se inspirou na culinarista Palmirinha Onofre, que apresentava um programa na TV Gazeta, e decidiu que queria ser empreendedora na área da gastronomia, mais especificamente trabalhando com doces.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Hoje, aos 28, ela tem soma mais de 150 mil seguidores no seu canal no YouTube e inspira outras mulheres a seguirem o mesmo sonho. "Meu trabalho na internet é justamente o de inspirar essas mulheres que empreendem, trazendo uma palavra de incentivo, ensinando receitas e compartilhando técnicas de venda".


Tudo começou com uma receita que Bruna assistiu no programa de Palmirinha: um bombom de chocolate com flocos de arroz, que ela depois passou a vender com sua prima na Avenida 9 de Abril, a principal da cidade.


"Sempre gostei de vender. Na época dos cards do Rebelde, quando vinha repetido eu vendia. E como eu gostava de confeitaria, pensei 'se eu fizer bombom pra vender dá certo?'. Falei com os meus pais, que disseram: 'não começa'", relembra.


Mesmo assim, ela não desistiu e conversou com a sua avó sobre o assunto. A avó, por sua vez, contou para um tio, que deu R$ 30 para Bruna começar seu investimento. A jovem comprou forminhas, chocolate, flocos de arroz e começou sua produção para vender na rua.


"Fui perto do horário de almoço, por ser mais movimentado. Chegou um homem engravatado que ficou olhando e depois perguntou se a gente estava vendendo alguma coisa. Eu disse que estava começando agora, ele perguntou quantos tinha e pediu para embrulhar tudo".


Bruna mostra receitas de suas encomendas e muito mais para 156 mil seguidores no YouTube
Bruna mostra receitas de suas encomendas e muito mais para 156 mil seguidores no YouTube   Foto: Alexsander Ferraz/AT

O tempo passou e a confeitaria ficou como segundo plano na vida de Bruna. Ela começou a trabalhar, mas nunca parou de aprender coisas novas na cozinha e "fazer uma coisinha para a família".


Até que, em 2016, diante de uma crise financeira e dificuldade para encontrar emprego, ela decidiu postar fotos dos bolos de 'mesversário' do seu filho e, poucos meses depois, foi surpreendida com um pedido de encomenda da sua vizinha. "Fiz esse bolo tremendo, mas aceitei porque eu precisava da primeira vez. Ela falou que o bolo ficou uma delícia e eu decidi começar".


No mesmo ano, ela começou a postar vídeos no YouTube, onde hoje há mais de 150 mil seguidores. O canal começou porque ela assistia um confeiteiro e, ao tentar repetir suas receitas, falhava.


"Comecei a gravar para ver onde eu estava errando. Aí passei a postar e as pessoas começaram a se identificar comigo, comentavam que também tentaram e não dava certo. Foi uma supresa para mim, jamais imaginei que o canal ia crescer assim. Então comecei a fazer minhas encomendas e postar lá".


Nos anos seguintes, ela trabalhou em outros lugares e chegou a ser cozinheira na Prefeitura de Santos, mas sempre vendendo bolos por fora.


"Me exonerei para assumir minha profissão de confeiteira. Também me matriculei esse ano na faculdade de Gastronomia em Santos e estamos aqui hoje. Toda semana continuo postando três vídeos no canal e atualizando o Instagram".


Logo A Tribuna
Newsletter