Câmara de Cubatão aprova projeto que prevê pacote de incentivos fiscais

Prefeitura aponta isenção total ou parcial de impostos por um período de dez anos como principal vantagem para empresas que investirem na Cidade

Por: De A Tribuna On-line  -  29/12/19  -  22:43
Projeto que institui Guarda Civil Municipal em Cubatão é aprovado na Câmara
Projeto que institui Guarda Civil Municipal em Cubatão é aprovado na Câmara   Foto: Divulgação/Câmara Municipal de Cubatão

Programa de Incentivos ao Desenvolvimento Socioeconômico do Município de Cubatão (Prodescub) teve aprovação da Câmara de Cubatão na sexta-feira (27). Na prática, o projeto prevê incentivos fiscais para que o município acompanhe o crescimento do Brasil. A prefeitura afirma a Isenção total ou parcial de impostos por um período de dez anos é a principal vantagem que terão os empresários que investirem na Cidade a partir de agora.


A isenção total atinge um dos mais importantes tributos municipais, o Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), e refere-se tanto ao imóvel construído especificamente para o empreendimento, como áquela já existente e destinado à atividade passível do benefício. No caso de Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), será concedida isenção ao que exceder a 2% da alíquota incidente sobre os serviços.


As empresas poderão, também, requerer isenção do pagamento do Imposto de Transmissão Inter-Vivos (ITBI), quando adquirirem novos imóveis. A exigência é que a nova aquisição seja destinada, comprovadamente, à construção ou instalação de edifícios relacionados à atividade da empresa.


Os incentivos do Prodescub são destinados a empresas que venham a se instalar na cidade e comprovem projetos de investimentos no valor igual ou superior a R$ 8 milhões e a R$ 800 mil. No primeiro caso, estão incluídas as indústrias, empresas de prestação de serviços, empreendedores de loteamentos para fins residenciais,shoppings centers, hipermercados e centros de distribuição, as quais terão de comprovar que seus investimentos ocorrerão em quatro anos, que pode ser prorrogado por mais um ano. No segundo caso, incluem-se as empresas de tecnologia, pesquisa e inovação e de reciclagem de resíduos da construção civil.


As empresas beneficiadas pelo Prodescub devem comprometer-se a manter em seus quadros de funcionários 70% de trabalhadores residentes em Cubatão, contratados por meio do Posto de Atendimento ao Trabalhador ( PAT) local. Devem, também, investir um sexto do valor do IPTU da qual são isentas em programas de qualificação de trabalhadores cubatenses. Comprometem-se, ainda, a usar de maneira racional os recursos naturais, com vistas à preservação do meio- ambiente.


Segundo o prefeito, Ademário Oliveira, o município precisa atrair empresas, visando a gerar novos empregos e, para isso, deve oferecer-lhes alternativas para se manterem no mercado de forma competitiva.


Logo A Tribuna
Newsletter