Após protestos, servidores municipais aposentados de Cubatão recebem pagamento integral

Mesmo com a situação resolvida neste mês, há o medo que o atraso se repita

Por: Da Redação  -  13/08/20  -  16:42
Pagamentos da categoria foram realizados integralmente
Pagamentos da categoria foram realizados integralmente   Foto: Divulgação

Após pressão dos servidores municipais aposentados de Cubatão, que protestaram em frente à Caixa de Previdência na última terça-feira (11), os pagamentos da categoria foram realizados integralmente. O grupo se mobilizou depois que parte dos salários não foram pagos. Porém, mesmo com a situação resolvida neste mês, há o medo que o atraso se repita.


“A Prefeitura tem até o quinto dia útil para nos pagar. E acabamos recebendo no sétimo dia útil. Nós estávamos preparando uma ação judicial, quando o dinheiro caiu”, conta a servidora aposentada, Nilza Maria de Oliveira Pieruzzi. 


Ela explica que a Caixa de Previdência tem um determinado valor para pagar os servidores, mas se o montante não é suficiente, fica a cargo da Prefeitura a complementação. “Mas sabemos que só foi pago porque caiu o dinheiro do ICMS. Senão não teria”, garante. Por isso, o medo é que a situação possa se repetir. 


A Superintendência da Caixa de Previdência dos Servidores Municipais de Cubatão informa que foi realizado na terça-feira o pagamento total dos aposentados e pensionistas. Na última sexta-feira haviam sido liberados apenas os pagamentos limitados a R$ 3,9 mil - os beneficiários que recebem até esse valor tiveram o crédito integral, e para os demais, foram creditados este montante e o restante, depositado na terça. 


De acordo com a Caixa de Previdência, estava previsto o repasse da compensação previdenciária para última sexta, o que garantiria o pagamento total dos benefícios. No entanto, houve um problema técnico entre a Secretaria de Previdência Social e a conta bancária da Caixa de Previdência que se encontrava inativa desde 2014 - quando houve o bloqueio do certificado de regularidade previdenciária. Isso impossibilitou o recebimento do recurso destinado à complementação.


Logo A Tribuna
Newsletter