Ademário Oliveira registra boletim de ocorrência contra vereador e ex-prefeita de Cubatão

Chefe do Executivo tomou medida porque ambos teriam "postado ou compartilhado notícias falsas a respeito de medidas tomadas pela atual Administração Municipal para o enfrentamento do coronavírus"

Por: Sandro Thadeu  -  29/05/20  -  20:18
Atualizado em 29/05/20 - 20:45

O prefeito de Cubatão, Ademário Oliveira (PSDB), registrou um Boletim de Ocorrência (BO) contra o vereador Toninho Vieira (PP) e a ex-chefe do Executivo Marcia Rosa (PT), porque ambos teriam postado ou compartilhado fake news (notícias falsas, em português) a respeito de medidas tomadas pela atual Administração Municipal para o enfrentamento do coronavírus.


O tucano ficou indignado com o parlamentar, que divulgou nesta semana, em suas redes sociais, que era mentira a informação de que a Prefeitura teria ampliado de dez para 20 o total de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinados exclusivamente para pacientes que contraíram essa doença. Essa postagem foi compartilhada posteriormente pela ex-prefeita.


Oliveira decidiu denunciá-los na Polícia Civil, pois entende que ambos cometeram o crime de causar pânico aos cubatenses, justamente em um momento grave, quando todos estão preocupados com a pandemia e suas possíveis consequências.


  Foto: Irandy Ribas/AT

Pré-candidato a prefeito, Vieira disse à reportagem que esteve no hospital, na última terça-feira (26), e que, naquela data, os novos 10 leitos de UTI não estavam disponíveis, conforme informações de representantes do próprio complexo de saúde.


O vereador citou ainda que não possui ligação política com a ex-prefeita e com o PT, ao contrário de Oliveira. Segundo Vieira, várias pessoas vinculadas à sigla da estrela vermelha ocupam cargos importantes na atual Administração Municipal.


A ex-prefeita disse que o combate a notícias falsas não pode ser usado como pretexto para coibir a liberdade de expressão dos cidadãos. “A divergência faz parte do processo democrático. No debate político, você contesta e mostra o outro lado. O prefeito está acostumado ao ser contrariado fazer um BO para quem o contesta. Essa é uma prática de pessoas que não sabem lidar com a democracia”, justificou.


Para a petista, Oliveira deveria estar mais preocupado em cuidar da saúde do povo, pois Cubatão é a cidade da região que registrou o maior aumento percentual de óbitos por coronavírus nos últimos 30 dias.


Logo A Tribuna
Newsletter