Índice de isolamento social em Cubatão é um dos melhores do estado de São Paulo

Cidade está entre as 20 com maior adesão à medida de proteção ao coronavírus, com 65% da população em casa

Por: Por ATribuna.com.br  -  05/05/20  -  23:02
Baixada Santista recebe R$ 15,4 milhões em repasses do ICMS
Baixada Santista recebe R$ 15,4 milhões em repasses do ICMS   Foto: Divulgação/Prefeitura de Cubatão

A Prefeitura de Cubatão divulgou, nesta terça-feira (5), que o município registra adesão de 65% da população ao isolamento social. A medida tem como objetivo proteger a população da contaminação pelo novo coronavírus. O número faz com que a cidade entre para o grupo das 20 cidades paulistas com mais de 70 mil habitantes com os melhores índices de aceitação da estratégia.


A informação foi divulgada pelo Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo do Estado. A medição mostra que a cidade está em segundo lugar dentre os nove municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista.


A adesão à quarentena em Cubatão é, inclusive, superior à média registrada em todo o estado de São Paulo, que ficou em 59% de acordo com o sistema de monitoramento. A central monitora dados de celulares para indicar tendências de deslocamento da população. Dessa forma, é possível saber se houve, ou não, adesão ao isolamento social, e em quais lugares seria necessário reforçar campanhas.


Os dados podem ser consultados no site do governo do Estado. O sistema é viabilizado por meio de acordo com as operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e Tim para que o Governo de São Paulo possa consultar informações agregadas sobre deslocamento no Estado.


Medidas de segurança


A prefeitura afirma que o fechamento de praças e quadras esportivas, limitação de consumidores dentro de lojas e controle de filas foram essenciais para contribuir com o isolamento social. A obrigatoriedade do uso de máscaras e demais orientações também teriam sido decisivas, de acordo com o município.


O prefeito Ademário Oliveira também prorrogou por mais 30 dias, desde 21 de abril, o Estado de Calamidade Pública no município por meio do decreto nº 11.212.


Embora tenha havido crescimento do índice de isolamento domiciliar, a orientação da administração é para que os munícipes continuem adotando o distanciamento social e só saiam de casa se houver necessidade.


Logo A Tribuna
Newsletter