Concurso público da Polícia Militar irá oferecer 5,6 mil vagas em São Paulo

Governo autorizou a contratação dos profissionais para reforçar o efetivo. Confira dicas para se preparar para o concurso

Por: Rosana Rife  -  27/01/20  -  17:16
Ao todo, 2,7 mil vagas são disponibilizadas para homens e mulheres
Ao todo, 2,7 mil vagas são disponibilizadas para homens e mulheres   Foto: Imagem ilustrativa/Estadão Conteúdo

O Governo do Estado autorizou um novo concurso para a contratação de 5.605 policiais militares. O edital ainda não tem data para ser publicado e a empresa organizadora também não foi selecionada, mas a previsão é de que tudo saia do papel ainda neste ano.


Para dar uma mãozinha no concurso, ATribuna.com.br consultou especialistas em concursos públicos para montar um roteiro de estudos e dar dicas para otimizar tempo e estudos. “Os editais das Polícias Militares pelo País costumam ser bem concorridos em razão da quantidade de vagas e do interesse, principalmente entre os mais jovens”, avisa Daniel Sena, professor especializado no tema e fundador do cursinho preparatório Instituto Daniel Sena.


Desta vez, há vagas para quem tem ensinos Médio e Superior. Mas, a maioria das oportunidades é destinada a soldados de 2ª classe.


Detalhes


Aproveite o tempo que tiver disponível para encarar os livros. Não há um limite de horas por dia para os estudos. Mesmo que você trabalhe, há como se dedicar à preparação.
“Claro que é preciso dar um ‘gás’ na preparação. Constância é mais importante do que intensidade. Pelo menos duas horas por dia (uma hora de teoria e uma hora de prática) ajudarão bastante”, ensina o coordenador pedagógico do AlfaCon Concursos, Daniel Lustosa.


"Mesmo sem edital publicado, inicie os estudos pelas matérias básicas, comuns nos programas anteriores", explica o professor de Direito Constitucional e coordenador do curso Damásio, Ricardo Baronovsky. “É importante que o candidato conheça o que vai ser perguntado. São 14 questões de Matemática e 20 questões de Língua Portuguesa, com interpretação de texto”.


Há ainda perguntas sobre conhecimentos gerais (14), noções básicas de informática (6) e noções de administração pública (6).


Com base nessas informações, feche um cronograma para sua semana. Material teórico, resolução de questões e simulados devem constar nesse roteiro.“Verificar as provas anteriores pode ajudar. A Vunesp (banca das últimas seleções) disponibiliza muitas provas e elas se aproximam em termos de conteúdo abordado”, avalia o professor do Proordem Cursos Preparatórios, Alexandre Goulart.


Porém, a banca também faz pegadinhas no teste, ficando de olho no conteúdo que o candidato mais derrapou, alerta Alexandre.


Guia para a preparação


Distribuição de oportunidades


Ensino Médio
Aluno oficial PM - 130 vagas
Soldado PM 2ª classe - 5.400 vagas


Ensino Superior
2º tenente dentista PM - 26 vagas
2º tenente médico PM - 41 vagas
2º tenente veterinário PM - 2 vagas
2º tenente farmacêutico PM - 6 vagas


Prepare-se
Comece a estudar pelas matérias que têm mais questões na prova, no caso, Português e Matemática. O edital ainda não saiu. Então, a recomendação é se dedicar às disciplinas constantes do último.


O roteiro costuma ser este:
-Português
-Matemática
-História
-Geografia
-Atualidades
-Informática
-Administração pública (constituições Federal e Estatual e Lei de Acesso à Informação)


É possível estudar uma matéria por dia, todos os dias da semana.


Dica:priorize as mais difíceis e que valem mais pontos nos dias de maior rendimento e com mais tempo para estudar.


Um exemplo:
Segunda - História
Terça - Informática
Quarta - Geografia
Quinta - Administração pública
Sexta - Atualidades
Sábado - Matemática
Domingo - Português


Como estudar


- Concilie teoria e prática, ou seja, conteúdo e questões. Essa junção vai proporcionar uma melhor fixação da matéria e aprendizado do conteúdo.
-Resolver questões ajuda muito a entender a banca e saber se o que está sendo estudado é o que você precisa focar.


Qual material usar


-Um material diversificado, com várias ferramentas diferentes, é um bom caminho. Não podem faltar um material com conteúdo teórico, exercícios e simulados.
- A teoria pode ser aprendida por meio de aulas on-line ou presenciais, mas também por meio de material escrito.
- Há muita aula gratuita no YouTube, pode ser uma ferramenta a mais.
- Os exercícios geralmente são retirados das provas anteriores da mesma banca que organizará o concurso.
- Os simulados são treinamentos que podem ser realizados com as próprias provas anteriores.
- Assim o candidato consegue ter uma preparação completa e se preparar para qualquer concurso.


Tempo de estudo
- Você terá de dar um “gás” na preparação. Porém, constância é mais importante que intensidade.
- Pelo menos duas horas por dia (uma hora de teoria e uma hora de pratica) ajudarão bastante, mas qualquer tempo é valido.
- Se puder se dedicar por mais tempo, por exemplo, quatro horas, divididas em duas horas e meia de teoria e uma hora e meia de pratica.
- Vá ajustando essa distribuição de tempo, pois nem todas as matérias requerem o mesmo período de teoria e prática.


Prova de aptidão física


- Prepare-se desde sempre. Durante os estudos para a prova escrita, perca peso, se for necessário, ou foque na manutenção para os que estão dentro dos padrões.
- Após a prova escrita, intensifique e trabalhe especificamente dentro dos testes que serão realizados.
- Além disso, saúde física é igual a saúde mental, então cuide do corpo que a mente agradece.


Se liga!


Conteúdo básico


- As matérias mais cobradas são Português e Matemática. Além disso, costuma cair noções de informática, conhecimentos sobre atualidades e um pouco de História e Geografia.
- Então, fique ligado nas notícias mais importantes nos telejornais, sites, jornais e revistas semanais, principalmente as que possam ser da área de interesse do órgão.


Português e Matemática


- O melhor é começar logo para estar em vantagem quando sair o edital.
- Em Português, geralmente, são exigidos: leitura, compreensão e interpretação de texto; acentuação gráfica; pontuação; classes de palavras; concordância nominal e verbal; regências nominal e verbal; crase; sinônimos e antônimos.
- É importante dar uma olhada no acordo ortográfico, aquele que acabou com o trema, entre outras mudanças, cobrado na maior parte dos concursos.
- Em Matemática, os assuntos que mais aparecem são: números inteiros, fracionários e decimais: operações e problemas; equações de 1º e 2º graus; razão e proporção; porcentagem; sistema métrico decimal; sistema de unidade de medidas; perímetro e área de figuras planas.


Logo A Tribuna
Newsletter