Com vista marcante das praias, monumento projetado por Niemeyer atrai turistas em São Vicente

Má conservação do ponto turístico, no entanto, gera críticas dos frequentadores

Por: Lucas Krempel  -  21/01/20  -  20:10
Com vista marcante das praias, monumento projetado por Niemeyer atrai turistas em São Vicente
Com vista marcante das praias, monumento projetado por Niemeyer atrai turistas em São Vicente   Foto: Silvio Luiz / AT

Para uma vista impecável da Baixada Santista, o Monumento 500 Anos, projetado por Oscar Niemeyer, no alto da Ilha Porchat, em São Vicente, é um dos favoritos dos locais e turistas. Não há quem não fique deslumbrado com as praias de Santos e São Vicente, além de toda a área verde.


O santista Willian Júnior Cardoso Rocha, de 19 anos, e Karina Mallet Rocha, de 23, que mora no Rio de Janeiro, não escondiam de ninguém a empolgação com a vista. Acompanhado dos pais, eles tiraram muitas selfies no mirante.


“Dá para ver várias regiões ao mesmo tempo, mesmo sem sol, a vista é linda. Sem redes, tem uma vista limpa das praias. Quero muito ir no Morro do Asa Delta também”, comentou.


Karina ficou apaixonada pela vegetação. “Gosto muito do verde, os morros, tudo é muito lindo. É uma obra de arte feita por Deus”.


Inaugurado em 2000, durante as comemorações do quinto centenário do descobrimento do Brasil, o monumento também é alvo de críticas de turistas e trabalhadores do entorno. Não pela vista, óbvio.


“O que mais me chamou a atenção aqui, infelizmente, foi o lixo. A falta de preservação do local deixa a desejar. Você tem uma vista tão linda da região, mas o monumento está todo pichado, lixo no chão, faltando pintura das paredes. É uma pena. Um monumento como esse merecia mais atenção”, criticou o gaúcho Anderson Richard Rezende Cornélio, de 37 anos.


Morador de Santo André, o gaúcho ressalta que a vista é muito linda. O que preocupa é o “descaso com o espaço”. Tal crítica foi reforçada por um funcionário que trabalha no entorno do ponto turístico.


“Quando esse monumento foi inaugurado, tivemos uma grande festa. Ficou muito lindo. Foi uma grande alavanca para o turismo de São Vicente, mas depois não mantiveram o cuidado. Hoje, temos um lugar com uma vista maravilhosa, mas um espaço precisando de muito cuidado, nem pintura está em dia”, criticou o trabalhador que não quis se identificar.


O monumento a 76 metros do nível do mar fica na Alameda Ari Barroso, s/n°, na Ilha Porchat, em São Vicente.


Logo A Tribuna
Newsletter