Com ventos de 54 km/h, morros de Santos entram em estado de observação

Acumulado de chuva nas últimas horas foi de 3,6 mm. Apesar do vendaval, a Defesa Civil santista não registrou ocorrências nesta madruga (14)

Por: Por ATribuna.com.br  -  14/07/20  -  13:06
Chuva deve permanecer durante essa terça e quarta-feira na Baixada Santista
Chuva deve permanecer durante essa terça e quarta-feira na Baixada Santista   Foto: Eduardo Brandão/AT

A passagem de uma frente fria pela região mudou o tempo na madrugada desta terça-feira (14), na Baixada Santista. O fenômeno fez cair as temperaturas e trouxe, por ora, baixo volume de chuva à região. Dados da Defesa Civil de Santos indicam que, nas últimas horas, foram acumulados 3,6 milímetros de precipitação e rajadas de ventos de até 54 km/h.  


Apesar de não ter sido registrada ocorrência e baixa quantidade de chuva, o órgão santista decretou estado de observação nos morros da Cidade. O status é acionado quando há previsão de mudança nas condições climáticas em que possam acarretar eventual deslize de terra nas encostas do município. 


De acordo com o Instituto Climatempo, a previsão é de chuva fraca a moderada ao longo desta terça-feira (14). As máximas devem oscilar entre 21º (manhã e tarde) e 17º (à noite e madrugada). Na quarta-feira (15), as precipitações devem perder força, mas deve garoar o dia todo. As temperaturas devem subir a partir de quinta-feira (16), quando a frente fria perde força na região.


No mar, os modelos matemáticos indicam ondas grandes na faixa do litoral brasileiro entre as regiões Sul e Sudeste. Isso porque um grande ciclone extratropical se afasta da América do Sul movimentando-se pela costa da Argentina e do Uruguai. A passagem deste sistema gerou grandes ondas que devem se espalhar pelo litoral nos próximos dias. 


Segundo a Defesa Civil de Santos, as ondas não ultrapassam a marca de 1,61 nesta manhã. A maré está com altura de 1,0 m e sobe até 1,5 m por volta das 10 horas. Contudo, o mar fica muito agitado durante esta terça-feira (14) e semana segue com mar perigoso para a navegação na costa da Baixada Santista. 


Conforme o Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas (NPH) da Unisanta, o mar começa a ficar agitado nesta terça e quarta-feira (15), com ondas de até 2,5 metros. A maior movimentação hídrica está prevista para o início da tarde de quarta (15), com ondas variando entre 2 e 3 metros. Elas diminuem no decorrer do dia 16 de julho e não ocorre mais ressaca.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter