Comércios usam vouchers, descontos e promoções para fisgar clientes e manter portas abertas

Por conta da quarentena em todo o estado, que deverá totalizar um mês de estabelecimentos com portas fechadas, muitos usam a criatividade para continuar lucrando

Por: Nathália de Alcantara  -  10/04/20  -  01:53
Uma maneira de tentar manter os clientes antigos e atrair novos é com promoções exclusivas
Uma maneira de tentar manter os clientes antigos e atrair novos é com promoções exclusivas   Foto: Reprodução

A criatividade tem sido a maior aliada dos comércios que tentam ir além do delivery para manter suas portas abertas depois da quarentena. Fisgar antigos e novos clientes com vouchers, promoções e descontos tem sido a estratégia usada por alguns empresários.


Na Shape Estética e Beleza, em Santos, uma alternativa para ajudar os cerca de 110 autônomos é fechar um pacote de serviços agora, com direito a descontão, efetuar o pagamento e ir até lá, depois do isolamento social, para cuidar da sua beleza.


Um pacote com quatro manicures e dois pedicures, por exemplo, sai de R$ 176 por R$ 150. Já quatro escovas ficam de R$ 240 por R$ 190. Outros detalhes pelo WhatsApp 99201-0121.


Segundo a cabeleireira e maquiadora Alessandra Furquim, os clientes que se solidarizam com os profissionais já estão ligando para comprar os vouchers.


“Muitos estão comigo há muito tempo e atitudes assim fazem toda a diferença. Nesse momento, a gente vê muitos amigos. É questão de humanização”.


Cabeleireira e maquiadora Alessandra tem sido procurada por clientes interessados nos vouchers
Cabeleireira e maquiadora Alessandra tem sido procurada por clientes interessados nos vouchers

Ja o sócio-proprietário da loja multimarcas masculina MTV Mattos, Victor Mattos, teve a ideia de fazer uma promoção. Na compra de um determinado valor na loja, o cliente ganha esse mesmo valor em produtos na loja. E não há limite para gastar.


“Além da loja física, em Santos, só vendemos pelo WhatsApp e Instagram. Então, ficamos sem saber o que fazer. Foi quando vimos como oportunidade oferecer uma vantagem para o cliente poder comprar”.


Irmãos e sócios Victor e Murilo pensaram em uma promoção para atrair os clientes
Irmãos e sócios Victor e Murilo pensaram em uma promoção para atrair os clientes   Foto: Divulgação

Por enquanto, a promoção seguirá até 15 de abril, mas Victor adianta que ela poderá ser estendida. Tudo depende das novas determinações do governo para o enfrentamento da Covid-19.


“As pessoas raramente vão comprar roupa, já que elas nem têm saído de casa. Diante das dificuldades financeiras que o país começou a enfrentar por conta da pandemia de coronavírus, tivemos de pensar em alternativas. Vamos lançar mais novidades em breve”.


Mimo


Já a sócia-proprietária do L-atitude Beer, Christiane Disconsi, pensou em oferecer uma cerveja especial para os 20 clientes que contribuírem com R$ 50 no financiamento coletivo que está disponível no site.


Eles receberão em casa, no dia 22 de maio, um litro da American IPA Yellow TNT, produzida no local especialmente para essa ação.


“Acreditamos que existe uma necessidade de ter algo agora. Estão todos em casa, e muitos não têm opções de entretenimento”, explica ela, que também criou outros combos para o biergarten que fica em Guarujá.


Empresária Christiane pensou até em um mimo para os primeiros clientes que derem uma força para o estabelecimento
Empresária Christiane pensou até em um mimo para os primeiros clientes que derem uma força para o estabelecimento   Foto: Divulgação

Quem quiser ajudar, ainda pode adquirir vouchers para o futuro. Essas são cotas ilimitadas e as contribuições podem ser a partir de R$ 30 para uso a partir de 1º de julho.


“Acreditamos que, até lá, as coisas podem ser restabelecidas. Dependemos das decisões do governo e tem a questão do avanço da doença”, lembra Christiane.


Barzinho


Apenas três meses após a inauguração, o bar santista Qualéh precisou fechar as portas pois não trabalhava com o sistema de delivery. Para tentar diminuir os prejuízos, os sócios da casa se inscreveram na ação da marca de cervejas Stella Artois, da fabricante Ambev. 


A campanha Apoie Um Restaurante funciona da seguinte forma: os consumidores precisam acessar o site (www.apoieumrestaurante.com.br), comprar um voucher de R$ 50 e, presencialmente no futuro, trocar por produtos que totalizem R$ 100


“Desse modo, o cliente ganha 50% de desconto na compra, a Stella Artois paga a outra metade e o restaurante ou bar arrecada receita mesmo de portas fechadas. O valor será 100% revertido aos estabelecimentos”, explica o sócio-proprietário Adrio Largacha.


Já foram vendidos 58 vouchers do Qualéh, totalizando R$ 5.800. O empresário acredita que a medida possa minimizar as perdas, mas não será o suficiente para arcar com todas as despesas da casa nesse período que permanecerá fechada. E faz um apelo para os frequentadores do bar.


“Se você é nosso cliente e tem um carinho pelo Qualéh, pedimos que nos ajude nesse momento difícil. Quando tudo isso passar, estaremos de braços abertos para receber você para curtir e aproveitar nossos pratos, cervejas e drinks”.


Uma das opções é o delicioso choripan do bar santista Qualéh
Uma das opções é o delicioso choripan do bar santista Qualéh   Foto: Divulgação

Logo A Tribuna
Newsletter