Comércio da Baixada Santista está otimista para vendas neste Natal

Pesquisa do Sindicato do Comércio Varejista indica que empresários creem em alta de até 15% no faturamento

Por: Nathália de Alcantara & Da Redação &  -  05/12/19  -  21:20
Comércio da Baixada Santista está otimista para vendas neste Natal
Comércio da Baixada Santista está otimista para vendas neste Natal   Foto: Matheus Tagé/AT

A Baixada Santista está a todo vapor e de olho nos lucros do comércio para o Natal. Segundo pesquisa feita pelo Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista (SincomércioBS), 55% dos empresários estimam uma alta de 10% a 15% no faturamento em comparação ao mesmo período do ano passado.


Por conta disso, shoppings e comércio de rua da região terão horário ampliado para que todos possam fazer suas compras tranquilamente.


Saiba como ficam os horários ampliados de shoppings da região.


Segundo o presidente do SincomércioBS, Omar Abdul Assaf, este será o Natal da virada para o comércio. “A sensação cada um tem na sua loja. O que impulsiona esse otimismo é, principalmente, a liberação de R$ 500 do FGTS para a população”.


A expectativa é de que o consumidor (53%) parcele as compras no cartão de crédito. Mas a aquisição de presentes para os amigos e a família passará dos R$ 400, sendo a expectativa de gasto de 42% dos clientes entrevistados.


Em relação ao tipo de presente, a intenção se divide, principalmente, entre dois itens: roupas (54%) e brinquedos (52%).


No que diz respeito aos preparativos para o Natal, os lojistas optam por oferecer novos produtos (73%), promoções e ofertas (67%) e decoração especial da vitrine e loja (57%).


Já o que mais chama a atenção do consumidor na hora de selecionar um comércio é o bom atendimento, recebendo 72% dos votos. As promoções e liquidações também alcançam o topo da lista, com 62%.


O levantamento foi realizado entre 4 e 28 de novembro deste ano, com 220 entrevistados na região.


O gerente geral do Shopping Parque Balneário, Manoel Quiaper, aposta em um aumento de 6% nas vendas para este ano. “O aumento nas vendas está vindo gradativamente desde o início do mês. A expectativa é de que a última semana de dezembro seja ainda melhor, com a previsão do pagamento da segunda parcela do 13º salário, que sem dúvida irá aquecer as vendas”.


Horário ampliado


De olho nesse aumento da demanda, muitas lojas têm ficado de portas abertas até mais tarde. O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Guarujá (CDL), Orlando Júnior, explica que o comércio de rua em Guarujá está inclusive com segurança reforçada para que os clientes possam fazer compras sem preocupação.


“Não existe um horário padrão, mas as lojas que vão até as 19h ou 20h ficam pelo menos até as 22h nessa época do ano”, explica Júnior.


O comércio da Avenida Thiago Ferreira, em Vicente de Carvalho, por exemplo, já está bem movimentado. A expectativa é de um aumento de 5% a 7% nas vendas do Natal, em relação ao mesmo período do ano passado.


“Nós já percebemos as pessoas nas ruas. É interessante para o comércio até mesmo quando a pessoa paga uma dívida e não gasta todo o valor no setor, pois ela volta a ter crédito na praça. Ou seja, dá para consumir mais no cartão”, diz Júnior.


Logo A Tribuna
Newsletter