Cinco cidades da região disponibilizam desconto no IPTU

Em três delas, prazo para solicitação do benefício de 50% chega ao fim no próximo dia 30

Por: Da Redação  -  24/09/19  -  19:33
Balanço da Prefeitura de SV indica que 2.042 isenções foram concedidas ou renovadas este ano
Balanço da Prefeitura de SV indica que 2.042 isenções foram concedidas ou renovadas este ano   Foto: Vanessa Rodrigues/ AT

Cinco cidades da região ainda recebem pedido de isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). O benefício é disponibilizado a pessoas com necessidade especiais, aposentados e pensionistas que se encaixam nas regras de cada município. 


Em São Vicente. Mongaguá e Itanhaém, acaba no próximo dia 30 o prazo para requerer o abatimento de 50% no tributo. Já em Peruíbe e Guarujá, os munícipes podem fazer a solicitação até 30 de novembro. O direito é concedido apenas a quem é proprietário de um único imóvel, sem débitos com a Cidade, e nele resida. 


De acordo com a Prefeitura de São Vicente, também são aptas a receber o benefício pessoas com mais de 70 anos. Os integrantes desses grupos devem ter renda de até três salários mínimos (R$ 2.994,00).  


Pessoas com deficiência mental ou física precisam apresentar laudos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Nesses casos, o desconto é de metade da fatura. 


A Cidade também oferece abatimento de 25% no IPTU de moradores de vias onde ocorrem feiras livres. Nesse caso, é necessário levar espelho do IPTU, cópia da escritura atualizada do imóvel e um documento com foto. 


De acordo com a Administração vicentina, foram concedidas ou renovadas 2.042 isenções este ano. Regras similares são adotadas em Itanhaém e Mongaguá. 


Final de novembro  


Em Guarujá, a isenção do IPTU é concedida a aposentados, pensionistas, pessoas com deficiência (física ou intelectual), ex-combatentes, moradores com mais de 65 anos e entidades esportivas sem fins lucrativos. No ano passado, foram concedidas 1.547 isenções. Até o começo dessa semana, o número atingiu 1.655 contribuintes.  


Na Cidade, para ter direito ao benefício, o contribuinte deve possuir renda de até cinco salários mínimos (R$ 4.990,00). 


Já Peruíbe aplicou o desconto em 108 imóveis. Os outros municípios já encerraram o período para solicitar o abatimento.  


O que fazer 


>> O que levar  


❚ Documento de identidade  


❚ Certidão atualizada do imóvel  


❚ Escritura pública ou contrato válido de compra e venda  


❚ Extrato originais dos recebimentos de aposentadoria  


❚ Conta de energia elétrica atualizada  


❚ Declaração de que não possui outro imóvel  


❚ Cópia completa da declaração de Imposto de Renda  


>> Onde ir  


São Vicente: Centro de Atendimento ao Contribuinte (CAC), na Rua Frei Gaspar, 384, sala 4, Centro, de segunda a sexta, das 9 às 17h  


Guarujá: Coordenação de Receitas Territoriais, na Av. Santos Dumont, 640, sala 11, Santo Antônio, ou na Unidade de Atendimento ao Contribuinte, na Rua Cunhambebe, 500, Vicente de Carvalho. Nos dois locais, o atendimento é de segunda a sexta, das 10 às 16h. Informações no site.     


Mongaguá: Paço Municipal, na Avenida Getúlio Vargas, 67, no Centro, de segunda a sexta, das 8h30 às 16h30  


Itanhaém: Cadastro Imobiliário, no Call Center da Prefeitura, na Av. Washington Luís, 75, no Centro, de segunda a sexta, das 9 às 16h  


Peruíbe: Departamento de Rendas e Tributos Imobiliários, na Rua Nilo Soares Ferreira, 50, de segunda a sexta, das 9 às 16h 


Logo A Tribuna
Newsletter