Cidades flexibilizam acesso ao calçadão à beira-mar para esportes; veja regras

Apesar de Paulo Alexandre Barbosa sinalizar a reabertura, calçadão e faixa de areias santistas seguem interditadas por decreto municipal

Por: Por ATribuna.com.br  -  19/06/20  -  11:52
Apesar de proibido, acesso à faixa de areia santista é comum durante quarentena
Apesar de proibido, acesso à faixa de areia santista é comum durante quarentena   Foto: Matheus Tag/AT

A possibilidade de reabertura da orla santista para atividades físicas, defendida pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), em sua live semanal no domingo (14),  lança luz às regras de utilização da faixa de areia nas demais Baixada Santista. Desde o início da quarentena, em março, cada administração municipal da região editou medidas específicas. Essas medidas destoam da uniformidade no discurso em relação às atividades econômicas e ampliação de leitos.  


Apesar de Barbosa sinalizar pela liberação do calçadão da orla, o espaço ainda segue interditado por força de um decreto municipal. A administração afirma que ainda estuda a elaboração de regras que possam permitir a utilização dessa faixa para práticas esportivas. Aliás, o calçadão de Santos é o único da região que permanece com o uso impedido. 


Cada município adota regras específicas de utilização da orla, apesar da quarentena. São Vicente, por exemplo, o uso do calçadão à beira mar para caminhadas e corridas é permitido desde a adoção de regras de isolamento social. Idêntico posicionamento foi adotado para os esportes aquáticos, como surfe e stand-up, desde que respeitado distanciamento social. 


Já em Guarujá, desde segunda-feira (15), a prática de esportes individuais na orla está liberada. A medida faz parte da série de providências que a Cidade toma após a entrada da Baixada Santista na faixa laranja do Plano São Paulo, que dá autonomia para os municípios tomarem decisões acerca das restrições e flexibilizações durante o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. 


A reclassificação da região dentre os parâmetros do planejamento estadual de reativação econômica faz com que as outras cidades estudem liberações pontuais de práticas esportivas na faixa de areia. Isso porque o esporte aumenta a imunidade e melhora o estado físico e mental.  


Veja o que é permito por cidades 


Bertioga  


Desde 29 de abril, Bertioga permite as atividades físicas específicas e individuais na areia da praia, em rios e mares. Na faixa arenosa, está autorizada a pratica de caminhadas e corrida. Já no mar, pode-se surfar, remar e nadar. Já nos rios, a permissão é para canoagem e natação.  


As atividades são possíveis das 6h às 18h, de segunda a quinta-feira. Durante as sextas-feiras, finais de semana e feriados, as práticas estão proibidas. Recomenda-se o uso de máscaras de proteção durante os exercícios de caminhada, ciclismo e corrida.  


Guarujá 


Na segunda-feira (15), a administração passou a permitir caminhadas e corridas nos calçadões, a qualquer horário do dia. Já as práticas na faixa de areia ocorrem das 6 às 10 horas. Em ambos os locais, é preciso respeito do distanciamento mínimo de 5 metros entre os caminhantes e 10 metros entre os corredores.  


Os surfistas já podem retornar às águas, mas com horário restrito das 6 às 10 horas. Estão permitidas as modalidades prancha, longboard, bodyboard, stand-up,  e kitesurfe. Além deles, podem ir ao mar caiaques e canoas individuais.  


Nos feriados, pontos facultativos e nos chamados feriadões prolongados, as práticas citadas acima seguem proibidas. O objetivo é desestimular a vinda de pessoas de pessoas de outras cidades. 


Itanhaém  


A Prefeitura afirma ter instituído um grupo de trabalho intersetorial formado para tratar das questões relacionadas a acessos as áreas comuns na cidade. Na cidade, o uso do calçadão segue permitido, sendo apenas a faixa de areia possuidora de restrições. 


Mongaguá  


Desde segunda-feira (15), as atividades esportivas individuais na faixa de areia de Mongaguá estão liberadas. Os praticantes devem seguir as recomendações  de segurança. O uso de máscara é obrigatório. 


Peruíbe 


A administração liberou, na segunda-feira (15), a faixa de areia das praias e no calçadão para caminhadas e atividades físicas individuais, desde que mantido o distanciamento e as ações de higiene. Máscara facial é obrigatório. 


Praia Grande 


Na cidade, a praia está liberada apenas para a prática de esportes individuais no mar (surfe e standup paddle), das 5 às 8 horas, sendo a que a faixa de areia só pode ser utilizada como acesso do mar ao calçadão para os praticantes deste esporte. A circulação no calçadão da orla não está proibida, mas a orientação é que as pessoas evitem aglomerações, caminhem ou corram sozinhas e mantenham distância de pelo menos dois metros umas das outras, sempre utilizando máscaras. 


Santos 


Apesar do plano adiantado por Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), no final de semana, o acesso à faixa de areia e ao calçadão da orla permanece proibido. Em nota, a administração santista afirma que a “liberação das praias só irá acontecer quando a Cidade e a região avançarem nos indicadores de combate à transmissibilidade do novo coronavírus. As regras e o início de flexibilização deste espaço público ainda estão em estudo”. 


São Vicente  


Nas praias vicentinas, a prática de surfe está autorizada entre 6 e 10 horas, desde que não haja aglomeração, mantenha-se o uso individual dos equipamentos utilizados e respeite às recomendações de higiene. No calçadão, é permitida a atividades físicas, mas exige-se distanciamento social para evitar aglomeração. A cidade tinha planos de liberar o acesso à faixa de areia para esportes neste final de semana. Em nota, informa que essa etapa "vai depender de avaliações, que levarão em conta, entre outros fatores, os dados da Covid-19 no Município”. 


Logo A Tribuna
Newsletter