Cidades da Baixada Santista recebem carretas da mamografia

Mulheres podem fazer exames gratuitamente, recebendo atendimento de equipes de saúde

Por: Júnior Batista & Da Redação &  -  12/01/20  -  12:04
Atualizado em 12/01/20 - 12:11
Carreta de mamografia chega na próxima segunda-feira à Zona Noroeste de Santos
Carreta de mamografia chega na próxima segunda-feira à Zona Noroeste de Santos   Foto: Marcela Ferreira/ AT

Durante este mês e o começo de fevereiro, oito cidades da Baixada Santista recebem carretas da mamografia. Nelas, mulheres podem fazer exames gratuitamente, recebendo atendimento de equipes de saúde. A iniciativa é uma parceria do Governo do Estado com os municípios.


O atendimento é feito, prioritariamente, para mulheres de 50 a 69 anos. Pacientes de outras faixas etárias também podem realizar o exame, desde que tenham um pedido médico — seja ele da rede pública ou particular.


Caso sejam detectadas alterações no exame ou suspeitas de câncer, a pessoa é encaminhada a um serviço de referência do Sistema Único de Saúde (SUS) para exames complementares, acompanhamento ou tratamento, conforme as particularidades de cada caso.


Para a encarregada da carreta da mamografia em Santos, Tamires Santos, a intenção do Poder Público é ampliar a realização dos exames. “É mais uma forma de atrair essas mulheres para o atendimento. Nosso foco é na prevenção”.


Oportunidade


Fazendo acompanhamento há um ano e meio, a auxiliar de serviços gerais Rosely Moraes Lopez de Lima, de 40 anos, aproveitou que dispunha de um pedido de exame e foi até a carreta estacionada na Zona Noroeste santista.


Como exames anteriores detectaram um nódulo em seu corpo e há um caso de câncer de mama na família, ela prefere não dormir no ponto. “Gostei muito do atendimento. Acho, até, que precisa ser mais bem divulgado. Eu estava esperando há mais de duas semanas por uma vaga e resolvi o problema em 15 minutos”, afirma a paciente, que mora na Areia Branca.


Quem também aproveitou para fazer o exame na última semana foi a auxiliar de limpeza Márcia Regina, de 50 anos. Ela faz acompanhamento de rotina há cerca de quatro anos, após um nódulo ser detectado.


“Acho que o principal mérito desse projeto é encurtar os exames. Poderia demorar muito mais se eu fosse depender somente dos hospitais”.


Apenas Peruíbe não informou à Reportagem se receberá a carreta.


Confira em cada cidade:


Bertioga: até sábado. De segunda a sexta, das 9h às 17h. No sábado, das 9h às 13h. Sempre na Rua Luiz Pereira de Campos, 901, Centro.


Cubatão: até dia 30. De segunda a sexta, das 9h às 18h. Aos sábados, das 9h às 13h. No Romerão, na Rua Pedro José de Toledo, 365, Vila Couto.


Guarujá: até dia 31. De segunda a sexta, das 9h às 17h. Aos sábados, das 9 às 13h, sempre em frente à UPA Dr. Matheus Santamaria, na Avenida Santos Dumont, 856, Santo Antônio.


Itanhaém: de 21 de janeiro a 1 de fevereiro. De segunda a sexta, das 9h às 18h. Aos sábados, das 9h às 13h. A carreta estacionará na Praça Narciso de Andrade, Centro.


Mongaguá: de 21 de janeiro a 1º de fevereiro. De segunda a sexta, das 9h às 18h. Aos sábados, das 9h às 13h. Ficará na Praça Dudu Samba.


Praia Grande: até 13 de fevereiro. De segunda a sexta, das 9h às 17h. Aos sábados, das 9h às 13h, sempre na Avenida dos Sindicatos, 635, Mirim, ao lado da Usafa Mirim.


Santos: até 1º de fevereiro. De segunda a sexta, das 9h às 17h. Aos sábados, das 9h às 13h, ao lado do Centro Cultural da ZN, na Av. Afonso Schmidt, Areia Branca.


São Vicente: na Área Insular, até terça-feira, das 9h às 18h, na Praça Tom Jobim, no Gonzaguinha. Na Área Continental, o consultório móvel ficará de quinta-feira a 1º de fevereiro ao lado da Subprefeitura, na Av. Ulysses Guimarães, 211.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter