Cidades da Baixada Santista ficam em estado de atenção após chuvas do fim de semana

Em Santos, a Defesa Civil registrou um acumulado de chuvas de 201,8 mm nas últimas 72 horas

Por: Por ATribuna.com.br  -  03/02/20  -  15:43

Os temporais que atingiram a região no último sábado (1º) e domingo (2) deixaram as cidades da Baixada Santista em estado de atenção.


Em Santos, a Defesa Civil registrou um acumulado de chuvas de 201,8 mm nas últimas 72 horas. Os morros estão em estado de atenção. Segundo a prefeitura, não houve registro de ocorrências. No sábado, houve queda de árvore na Rua Carlos Gomes, na altura do número 267, próximo a Rua Saturnino de Brito, no Marapé.


Além disso, ATribuna.com.br registrou pontos de alagamentos na Rua João Pessoa, no Centro, e na Avenida Martins Fontes, na entrada da cidade. Devido a chuva, dois automóveis colidiram, na Avenida Martins Fontes, próximo ao CT Meninos da Vila, no Saboó.


Rua alagada no Jardim São Manoel, em Santos, na madrugada desta segunda-feira
Rua alagada no Jardim São Manoel, em Santos, na madrugada desta segunda-feira   Foto: ATribuna.com.br

Praia Grande


A Prefeitura de Praia Grande comunicou, por meio da Defesa Civil, que não foram registradas ocorrências relacionadas às chuvas entre a noite de domingo (2) e a manhã desta segunda-feira (3). O índice pluviométrico registrado nas últimas 24 horas foi de 123 milímetros e nas últimas 72 horas foi de 215 milímetros.

Como os níveis ultrapassaram os 80 milímetros, a Defesa Civil encontra-se em estado de atenção, conforme determina o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC). Pontos de acúmulos de água foram escoados pelo sistema de drenagem municipal e não houve desabrigados ou desalojados no município. O órgão segue com equipes de prontidão acompanhando a incidência das chuvas. 


Caso a população note algum problema, a administração municipal orienta a entrar em contato pelos telefones 199 ou 153.


Cubatão


A Defesa Civil de Cubatão afirmou que houve alagamentos em diversos bairros na tarde de sábado, bem como na tarde e noite de domingo. Os bairros mais atingidos foram Ilha Caraguatá, Jardim Costa e Silva, Jardim São Francisco, Parque Fernando Jorge e Vale Verde. Não houve desabrigados.


Neste domingo, ocorreu um pequeno deslizamento de terra no bairro Pinheiro do Miranda, sem risco para as moradias no local. A Comdec constatou que não há risco de um novo deslizamento. O acumulado de chuvas nas últimas de 24 horas é de 120 mm no alto da Serra do Mar e 53 mm no Centro de Cubatão.


Guarujá


A Defesa Civil de Guarujá informou que o acumulado de chuva das últimas 24 horas foi de 25,6mm. Nas últimas 72 horas choveu 90,0 mm, o que equivale a 34% do que é esperado para fevereiro, cuja média prevista é de 262,3 milímetros.


Foram registradas duas ocorrências de queda de árvores no bairro da Enseada e as mesmas já foram removidas. Na manhã desta segunda (3), um muro de uma casa caiu sobre outra residência no Morro da Bela Vista, na Vila Edna. Duas pessoas sofreram escoriações e foram encaminhadas ao Hospital Santo Amaro.


Segundo informações preliminares, o muro foi mal construído e havia um aterro ao redor que com a chuva pressionou a parede que se rompeu. Corpo de Bombeiros e Defesa Civil estão no local verificando a necessidade de interdição de outras residências.


Mongaguá


A Defesa Civil de Mongaguá disse que, nas últimas 72 horas, foram registradas seis ocorrências, onde 17 pessoas foram atendidas. O acumulado de chuvas chegou a 194 mm.


Os principais pontos de alagamento da cidade foram registrados na Avenida São Paulo (Centro), Avenida Nossa Senhora de Fátima (Agenor de Campos), Marcelino Rodrigues de Meira (Agenor de Campos), Estrada da Fazenda (Área Rural) e Avenida Tiradentes (na altura do bairro Vera Cruz).


Avenida São Paulo, no Centro de Mongaguá, ficou alagada após as chuvas
Avenida São Paulo, no Centro de Mongaguá, ficou alagada após as chuvas   Foto: ATribuna.com.br

São Vicente


A Prefeitura de São Vicente, por meio da Defesa Civil, comunicou que não registrou ocorrências devido à chuva. O acumulado pluviométrico das últimas 72 horas é de 231,6 mm, sendo que o total de chuvas registrado em janeiro é de 278,2mm. O nível vigente é de atenção.


No sábado, foram registrados pontos de alagamento na Avenida Capitão Luis Antonio Pimenta, no Parque Bitaru e na Avenida Luiz Horneaux, no Jardim Guassu. 


Itanhaém


Em Itanhaém choveu, nas últimas 24 horas, o total de 50.99 mm no Centro, e 62.85 mm no Jardim São Fernando. Segundo informações da Defesa Civil, não há nenhum ponto de alagamento e nenhuma ocorrência registrada na Cidade.


Bertioga


A Defesa Civil de Bertioga afirmou que choveu nos últimos três dias, em média, 90 mm. Não houve registro de ocorrências.


A Prefeitura de Peruíbe não respondeu até a publicação desta matéria


Logo A Tribuna
Newsletter