Cerca de 60 escolas estaduais da Baixada Santista retomarão aulas presenciais nesta quarta

Este deve ser o número de colégios estaduais que receberão alunos do Ensino Médio e EJA; retorno do Ensino Fundamental II é adiado

Por: Tatiane Calixto & Da Redação &  -  06/10/20  -  12:37
Atualizado em 06/10/20 - 12:52
A Escola Estadual Barnabé foi uma das que fecharam as portas no fim de março
A Escola Estadual Barnabé foi uma das que fecharam as portas no fim de março   Foto: Matheus Tagé/AT

Cerca de 60 escolas estaduais da Baixada deverão retomar nesta quarta-feira (7) as aulas presenciais. A estimativa é da Secretaria Estadual de Educação. Os alunos do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) terão prioridade no retorno, que será opcional para escolas e famílias. Já para o Ensino Fundamental II (5º ao 9º ano) da rede estadual, o Governo de São Paulo adiou a volta à sala de aula para 3 de novembro.


Clique aqui e assine A Tribuna por apenas R$ 1,90. Ganhe, na hora, acesso completo ao nosso Portal, dois meses de Globoplay grátis e, também, dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


O Plano São Paulo permite a retomada presencial da rotina no setor educacional, com restrições, nas redes estadual, municipal e privada, em todos os níveis de ensino. Contudo, o calendário de volta e a realização de atividades de reforço nas escolas, independente da rede, estão atreladas à autorização de cada prefeitura, como fez questão de frisar, o governador João Doria (PSDB). 


Segundo ele, o governo iniciará o retorno da rede estadual pelo Ensino Médio e EJA porque estes são os ciclos que podem ser mais afetados pelo tempo longe das salas de aula - as atividades foram interrompidas no fim de março. A maior preocupação é que os quase sete meses de ensino remoto façam muitos estudantes sair das escolas, principalmente quem vive em condição de maior vulnerabilidade.


Condições


A reabertura deve respeitar limites máximos de alunos e protocolos sanitários previstos no Plano São Paulo. Nas redes privada e municipal, a Educação Infantil e os anos iniciais do Ensino Fundamental podem ter até 35% dos alunos por dia em atividades presenciais. O restante da turma assistirá aulas de forma remota.


Para os anos finais dos ensinos Fundamental e Médio, o limite presencial máximo é de 20%. A rede estadual será mais rígida e, por isso, nas escolas estaduais, só é permitido o atendimento de até 20% em todas as etapas.


Para esse retorno, o Estado disponibilizou R$ 50 milhões para aquisição de materiais de higiene e adaptação de banheiros nas unidades. Haverá distribuição de 12 milhões de máscaras de tecido, 300 protetores faciais de acrílico, 10.168 termômetros a laser, 10 mil totens de álcool em gel, 221 mil litros de sabonete líquido, 78 milhões de copos descartáveis, 112 mil litros de álcool em gel e 100 milhões de unidades de papel toalha.


Ensino Médio


Nesta segunda, o Governo de São Paulo confirmou que, em 2021, haverá o 4º ano do Ensino Médio a quem faz este ano o 3º ano e já sente a necessidade de aprofundar os conhecimentos e corrigir possíveis lacunas na aprendizagem oferecida nas aulas remotas.


Para isso, os estudantes deverão manifestar interesse em permanecer na rede estadual a partir de hoje e, posteriormente, confirmar a solicitação em dezembro. Eles deverão escolher entre três e 13 disciplinas para compor o currículo. Segundo o Estado, a oferta de vagas vai variar de acordo com a disponibilidade da escola.


O secretário estadual de Educação, Rossieli Soares, já havia afirmado para A Tribuna que as escolas demorariam alguns anos para equacionar o conteúdo deste período com aulas remotas e uma das preocupações paira sobre os alunos do último ano do Ensino Médio deste ano.


Logo A Tribuna
Newsletter