Bloqueios inibem a entrada de milhares de veículos na Baixada Santista

Somente em Guarujá, 6 mil carros com placas de outras localidades foram impedidos de entrar na cidade

Por: Júnior Batista & Da Redação &  -  11/04/20  -  15:20
No bloqueio santista, na entrada da Cidade, 618 veículos foram abordados
No bloqueio santista, na entrada da Cidade, 618 veículos foram abordados   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

Os bloqueios nas cidades da Baixada Santista que mais recebem turistas em feriados e aos fins de semana funcionaram, nesta sexta-feira (10). Somente em Guarujá, cerca de 6 mil veículos com placas de outras localidades foram impedidos de entrar. 


Em Santos, uma mulher de São Paulo desceu a Serra para comprar pescados porque viu na televisão que o Mercado do Peixe estava aberto, mas não quis falar com a Reportagem. 


Ela pôde seguir porque a Cidade não decretou a proibição da entrada de turistas. Mas os guardas municipais reforçaram à motorista que a praia e os hotéis estão fechados. 


No bloqueio da entrada de Santos, iniciado às 7 horas, 618 carros com placas de outros municípios, principalmente da Capital paulista, foram abordados pela CET-Santos e a Guarda Municipal. Em sua maioria, eles são moradores da Cidade que possuem placas de outros locais. 


Ao menos três pessoas vieram para a Cidade em busca dos testes feitos em hospitais particulares, anunciados durante a semana. 


Um médico, de 42 anos, que preferiu não se identificar, veio de Mogi das Cruzes para tentar fazer o teste. “Parece que é de sangue. Há 20 dias eu acredito que tenha tido os sintomas, mas não fui internado. Gostaria de saber se tive, porque quero visitar minha filha”, contou ele. 


Visita à mãe


Um outro caso atípico foi do analista de sistemas Murilo Costa, de 22 anos. Trabalhando em esquema de home office, ele está em casa há três semanas, na Capital. 


Ele desceu a Serra para ver a mãe, de 59 anos, que está em casa também. Ela possui uma loja, que está fechada desde o começo da pandemia. Ambos sem sintomas, ele disse que apenas veio vê-la e depois voltaria. 


“Estou tomando todas as precauções. Não aguentava mais ficar em casa, resolvi fazer isso para espairecer um pouco. Mas tô me protegendo com todos os cuidados de higiene”, contou ele.


Outros carros foram parados, mas os motoristas estavam preparados: todos com comprovantes em mãos. 


Guarujá


Na Cidade, teve confusão por causa do bloqueio. Segundo a Prefeitura, uma agente de fiscalização de trânsito foi agredida por uma mulher, passageira de um veículo de aplicativo abordado na barreira instalada na entrada da Cidade pela Vila Áurea, na Avenida Áurea González Conde. Ambos pararam na delegacia.


Ao ser questionada por que estava vindo à Cidade e ter um comprovante de domicílio solicitado, a mulher se negou a responder e apresentar o documento, se exaltou com a servidora pública e a agrediu. 


Os bloqueios rodoviários impediram que cerca de 6 mil veículos entrassem na Cidade até ontem, Ao todo, são sete bloqueios que funcionam 24 horas e estão montados tanto na entrada da Cidade, quanto nas saídas das travessias de balsas de Santos e Bertioga.


Logo A Tribuna
Newsletter