Tartaruga-verde é encontrada encalhada viva em praia de Bertioga

Resgatado pelo Instituto Gremar, animal passa por tratamento no Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos, em Guarujá

Por: De A Tribuna On-line  -  10/12/19  -  21:23
Tartaruga segue recebendo tratamento no Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos
Tartaruga segue recebendo tratamento no Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos   Foto: Divulgação/Instituto Gremar

Uma tartaruga-verde (Chelonia mydas) foi encontrada encalhada com vida na Praia de Indaiá, em Bertioga, no último domingo (8). O Departamento de Operações Ambientais de Bertioga chegou ao local primeiro e acionou o Instituto Gremar, que fez a remoção do animal da faixa de areia.


Segundo o órgão, trata-se de um animal de aproximadamente 13,5 kg e 60 cm de comprimento, que apresentava uma fratura na porção distal da carapaça, edema generalizado e suspeita de afogamento, pela presença de líquido na cavidade oral.


Por meio de exames iniciais, estima-se que a tartaruga tenha sido vítima de atropelamento por embarcação.


O animal foi encaminhado para o Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos, em Guarujá. Lá, a tartaruga segue recebendo medicações, em protocolo de estabilização. Ela deverá passar por testes de flutuabilidade e, posteriormente, ser transferida para um tanque de água em volume baixo para sequência do tratamento.


O Instituto Gremar é uma das instituições participantes do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP/BS), desenvolvido para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal do Polo Pré-Sal da Bacia de Santos da Petrobras, conduzida pelo Ibama.


Logo A Tribuna
Newsletter