EDIÇÃO DIGITAL

Domingo

17 de Fevereiro de 2019

Moradores de Bertioga recebem orientações sobre doenças transmitidas pela água da chuva

Ação buscou conscientizar pessoas abrigadas em ginásio e moradores de bairros mais afetados

A Secretaria de Saúde de Bertioga orientou a população sobre as doenças que podem ser transmitidas pelas águas dos temporais. A Diretoria de Vigilância em Saúde deslocou, na última terça-feira (5), 15 profissionais até o Ginásio Municipal Alberto Alves, onde 15 pessoas estão abrigadas, e ao bairro Chácaras, um dos mais afetados pelas fortes chuvas.

A ação foi realizada com o objetivo de conscientizar e alertar a população a procurar os serviços de saúde ao sentir o menor sintoma. As famílias foram cadastradas e mapeadas pelas equipes de saúde, e serão acompanhadas quanto a possíveis doenças contagiosas como leptospirose, tétano e hepatite. Além disso, receberam orientações de como manipular alimentos atingidos pela água da chuva.

Chuvas

Bertioga acumulou 155mm em 72 horas. Nas últimas 24 horas, choveu 30mm, e a cidade se encontra em estado de alerta. Os bairros que mais sofreram com as fortes chuvas foram Caiubura, Sítio São João, Chácaras, Vista Linda, Guaratuba e Boracéia.

As equipes de Bertioga continuam atuando para minimizar possíveis impactos registrados na região.

Ao menos 60 pessoas tiveram de sair de suas casas como forma de prevenção. A Defesa Civil realizou a transferência de 27 pessoas, 15 delas para o Ginásio Municipal de Esportes Alberto Alves, onde estão recebendo alimentação, cobertores e colchões. O Corpo de Bombeiros atuou nos resgates.

Pela primeira vez, o Plano Municipal de Contingência foi acionado, juntando as secretarias da cidade para minimizar os danos em casos de desastres naturais. A Defesa Civil de Bertioga pode ser acionada por meio do telefone 199.