Guarda Municipal salva bebê de 5 meses engasgado no primeiro dia de trabalho no Litoral de SP

Agente efetuou manobra de heimilich e bebê foi para unidade de saúde

Por: ATribuna.com.br  -  11/04/24  -  06:36
Salvamento aconteceu em Bertioga, Litoral de São Paulo
Salvamento aconteceu em Bertioga, Litoral de São Paulo   Foto: Divulgação/Prefeitura de Bertioga

O início de um novo trabalho foi com um tanto de emoção para o Guarda Civil Municipal (GCM) Faustino. Ele é um dos 100 agentes recém-contratados pela Prefeitura de Bertioga e, logo no primeiro dia de trabalho, salvou um bebê de apenas 5 meses, que estava engasgado.


Clique aqui para seguir agora o novo canal de A Tribuna no WhatsApp!


Quando já estava quase encerrando o dia, durante uma das últimas rondas no bairro Vista Linda, um carro chegou próximo a corporação e freou bruscamente. Ele conta que a equipe ficou em alerta e logo a mãe desceu do veículo com o bebê no colo, pedindo ajuda aos agentes.


“Foi muito rápido. Já estávamos nos preparando para entregar o primeiro plantão. Na hora, eu tomei a frente na condução da ocorrência. Devido ao preparo no curso de formação, já sabia como lidar com a situação e a manobra teve êxito”, relatou.


Imediatamente, o GCM viu que a bebê estava engasgada e realizou a manobra de heimilich. Logo após o procedimento, a criança foi recuperada e o salvamento causou emoção nos agentes e na mãe.


Em seguida, ela foi orientada a levar o bebê a um pronto-socorro, para que fossem avaliadas suas condições gerais. Na unidade de saúde, a criança passou por atendimento, mas foi liberada logo em seguida pelas boas condições de saúde apresentadas.


A secretária de Segurança e Mobilidade, Thalita Walperes, reconheceu a importância da qualificação dos servidores nessas ocasiões. “Apesar de toda a ansiedade para a conclusão do treinamento, para ter guardas nas ruas, a gente vê na efetividade da função a importância do melhor preparo. Estamos todos comemorando o bem-estar do bebê, e o que queremos é justamente a proximidade da Guarda com a população”, declarou a chefe da Pasta.


Logo A Tribuna
Newsletter