Bertioga registra primeiro caso suspeito de coronavírus

Paciente tem 67 anos e foi visitar a filha recém-chegada da Colômbia; idosa está em isolamento domiciliar por 14 dias

Por: Nathália de Alcantara  -  13/03/20  -  01:50
Atualizado em 13/03/20 - 02:19
Bertioga oferece 20 vagas de emprego para contrato imediato
Bertioga oferece 20 vagas de emprego para contrato imediato   Foto: Diego Bachiéga/Prefeitura de Bertioga

Bertioga tem seu primeiro caso suspeito de coronavírus. Uma moradora da cidade, de 67 anos, que foi visitar a filha recém-chegada da Colômbia, apresenta febre alta, dor no corpo, falta de ar, vômito e coriza.


A paciente está estável, sem sinal de gravidade e não há recomendação para internação hospitalar. Contudo, de forma preventiva, foi orientada a permanecer em isolamento domiciliar por 14 dias ou até o desaparecimento total dos sintomas e usar máscaras de proteção.


A Vigilância em Saúde do município continuará monitorando o caso. Foram coletadas amostras (nasofaringe) para envio ao Instituto Adolfo Lutz e o resultado dos exames deve sair em até cinco dias.


Plano de Contingência


Desde o início da epidemia, a Prefeitura de Bertioga vem realizando ações estratégicas para agir em caso de contaminação para o coronavírus.


No início de fevereiro, mais de 30 profissionais da Saúde de Bertioga se reuniram para discutir o Plano de Contingência Municipal que deve ser seguido por todas as unidades da cidade.


No documento, constam informações sobre como cada profissional deve proceder, de acordo com os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde, incluindo as referências regionais em âmbito hospitalar, para os casos graves, entre outros. 

Prevenção


• Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel.
• Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir.
• Evite aglomerações se estiver doente. 
• Mantenha os ambientes bem ventilados. 
• Não compartilhe objetos pessoais.


Logo A Tribuna
Newsletter