Bertioga elimina cerca de 2 mil focos de dengue neste ano

Agentes da Prefeitura destroem criadouros manualmente ou com uso de produtos

Por: ATribuna.com.br  -  14/03/24  -  06:00
População pode colaborar recebendo agentes e dando fim, por conta própria, a possíveis criadouros
População pode colaborar recebendo agentes e dando fim, por conta própria, a possíveis criadouros   Foto: Ebson Rai/PMB

Líder em casos de dengue na Baixada Santista e respondendo por uma em cada três ocorrências da doença na região, Bertioga já teve eliminados cerca de 2 mil criadouros do mosquito transmissor, o Aedes aegypti, nos mutirões feitos na Cidade neste ano. Os dados não contabilizam o trabalho feito no Maitinga no sábado (9) e domingo (10).


Clique aqui para seguir agora o novo canal de A Tribuna no WhatsApp!


Considerados os trabalhos de contenção do mosquito feitos por agentes de combate a endemias e agentes comunitários de saúde da Prefeitura até o final da semana passada, foram extintos 1.961 criadouros com larvas. A destruição dos focos é feita manualmente ou com uso de produtos como sal grosso e detergente.


“É importante que os moradores recebam os agentes, que estarão devidamente uniformizados e identificados com crachá, para que eles possam verificar seu imóvel. Todos são treinados e capacitados para identificar possíveis criadouros e buscar larvas, caso haja situações que permitam a proliferação do vetor transmissor das arboviroses, como a dengue”, afirma a diretora municipal de Vigilância em Saúde, Marly Inês dos Reis.


Afora o trabalho dos agentes, moradores podem dar fim aos focos de proliferação de insetos com cuidados que devem ser tomados, pelo menos, toda semana. Entre eles, verificar o tampamento de caixas d’água e lixeiras, retirar pratos de baixo de vasos, limpar calhas, observar bandejas coletoras de ar-condicionado e geladeira, tratar água da piscina e lavar recipientes de animais domésticos — neste caso, trocando a água diariamente.


Estatísticas
Desde o início do ano, Bertioga registrou 961 casos de dengue, nenhum deles grave, e não há mortes sob investigação.


Na região, segundo o Governo do Estado, foram 3.018 casos até este domingo (10).


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter