Baixada Santista terá plano de contingência para enfrentamento do coronavírus

Prefeitos e secretários de saúde das nove cidades estarão reunidos na segunda-feira (16) para falar sobre o assunto; Baixada Santista tem 37 casos suspeitos da doença

Por: Nathália de Alcantara  -  15/03/20  -  00:48
Corte nos vencimentos foi anunciadoem live pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa
Corte nos vencimentos foi anunciadoem live pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa   Foto: Carlos Nogueira/AT

Um plano de contingência regional para enfrentamento do coronavírus será traçado na segunda-feira (16), com todos os prefeitos e secretários de saúde. A Baixada Santista tem 37 casos suspeitos da doença em seis cidades. De quinta-feira (12) para sábado (14), houve um aumento de 17 suspeitas.


A reunião será no Salão Nobre da Prefeitura de Santos. A diretora do Departamento Regional de Saúde (DRS-4), Paula Covas, também estará presente.


Santos é a cidade com maior número de suspeitas. São acompanhadas 20 pessoas. Um dos novos suspeitos é um tripulante alemão de navio de carga, de 37 anos, que apresentou sintomas similares da doença (febre, tosse e coriza).


O paciente está internado em isolamento em hospital particular. Os demais estão em isolamento social domiciliar.


Já Praia Grande confirma que a cidade tem sete casos suspeitos que estão sendo acompanhados na cidade em isolamento domiciliar. No entanto, diz que ainda não há informações sobre o histórico desses pacientes e outros detalhes.


Em Guarujá, são monitoradas cinco pessoas com a suspeita da doença. Elas estão em isolamento domiciliar e aguardam resultado laboratorial. São quatro homens, sendo de 40, 53, 25 e 22 anos, e uma mulher de 57 anos. Todos têm histórico de viagem para China ou Itália.


Já São Vicente aguarda resultado de exame do Instituto Adolfo Lutz referente a um homem de 48 anos que esteve na Itália. Ele mora no Centro e deu entrada no Hospital Municipal no último domingo (8) com quadro de gripe e dores muscular e de cabeça.


Bertioga tem três casos. O primeiro foi de uma moradora de 67 anos com febre alta, dor no corpo, falta de ar, vômito e coriza. Ela visitou a filha recém-chegada da Colômbia. Neste sábado, a Secretaria de Saúde de Bertioga informou que foram notificados dois casos suspeitos. As pacientes com 29 e 41 anos de idade chegaram de viagem em vôo nacional na terça-feira (10).


Na última quinta-feira (12), em Mongaguá, uma criança de 2 anos deu entrada no Hospital Municipal com sintomas da doença. Ela havia viajado, com os pais, para o Chile, tendo retornado no início da semana. Todos foram encaminhados para o Hospital Regional de Registro, realizaram exames e aguardam o resultado.


Logo A Tribuna
Newsletter