Baixada Santista permanece na fase amarela e decreta fechamento das praias no ano novo

Praias de todas as cidades estarão totalmente fechadas nos dias 31 de dezembro e 1 de janeiro. Região desafiou decreto do Estado, que determinou período de datas na fase vermelha

Por: Matheus Müller  -  23/12/20  -  16:10
Atualizado em 23/12/20 - 16:20
Reuniões entre prefeitos da Baixada ocorreu na manhã desta quarta-feira (23)
Reuniões entre prefeitos da Baixada ocorreu na manhã desta quarta-feira (23)   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

A Baixada Santista não vai acatar a fase vermelha e vai fechar as praias nos dias 31 de dezembro e 1⁰ de janeiro, afirmou Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb) e prefeito de Santos.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em dezenas de lojas, restaurantes e serviços


"Decidimos (os prefeitos, em reunião virtual) manter a Baixada Santista na fase amarela, mas a pandemia não acabou e os cuidados devem ser permanentes", disse Barbosa. O ato vai permitir, por exemplo, que bares e restaurantes continuem em funcionamento com as devidas restrições: apenas 40% da capacidade, distanciamento entre mesas e medidas de proteção à saúde, como uso de máscaras e álcool em gel. 


O posicionamento é uma resposta da região ao Governo do Estado que, na terça-feira (22), reclassificou a Baixada Santista (hoje na fase amarela) e todas as demais regiões do Estado de São Paulo na fase vermelha entre os dias 25 e 27 de dezembro, e de 1 a 3 de janeiro, visando as festas de final de ano.


Uma nova avaliação pelo Plano São Paulo só será realizada no dia 7 de janeiro, onde será determinada em qual fase as regiões vão permanecer.


Estradas


Barbosa informou, ainda, que vai pedir ao Estado, por meio da Artesp, que não realize a operação descida para as festas de final de ano - uma forma de desestimular a vinda de visitantes. O turismo de um dia também será proibido. 


Os prefeitos, em reunião do Condesb, também decidiram pedir a renovação automática dos convênios assinados no começo da pandemia para garantir mais investimentos em leitos na região a partir de janeiro.


Praias


Segundo Barbosa anunciou nesta quarta-feira (23), as praias de todos os municípios da Baixada Santista serão totalmente fechadas nos dias 31 e 1. "Teremos barreiras, não será permitido nenhuma pessoa na faixa de areia, em qualquer circunstância. Tomamos essa decisão das praias como um colegiado, representando todas as cidades da nossa região".


Santos registrou novos casos confirmados de coronavírus nesta terça-feira
Santos registrou novos casos confirmados de coronavírus nesta terça-feira   Foto: Carlos Nogueira/AT

Logo A Tribuna
Newsletter