Baixada Santista está em campanha de turismo estadual

Estado lança peças publicitárias para atrair visitantes de outras regiões do País a destinos paulistas, incluindo a Baixada Santista

Por: Da Redação  -  20/06/19  -  19:54

Uma campanha publicitária lançada na última quarta-feira (20), na Capital, promete colocar o Estado de São Paulo, incluindo a Baixada Santista, entre os principais destinos turísticos do País. O vídeo institucional, que começa a ser veiculado em rede nacional no domingo, mostra cenas de Santos, Guarujá e diversos outros destinos das 645 cidades paulistas.


A campanha foi lançada pelo governador João Doria (PSDB) em um evento que reuniu representantes de 604 prefeituras e 1.500 pessoas, no Palácio dos Bandeirantes.


A iniciativa faz parte do programa São Paulo Pra Todos e tem por meta incentivar os turistas do País a visitarem os diversos destinos do Estado. “Esta campanha coloca o Turismo como fator de desenvolvimento econômico, gerador de empregos, valorizando a cultura e as características regionais. O turismo na Capital, na Grande São Paulo, no Litoral e no interior”, disse Doria.


Aeroporto


Parte da verba a ser utilizada nessa campanha virá das empresas aéreas, como contrapartida pela redução que tiveram no ICMS sobre o combustível de aviação, de 25% para 12%. São R$ 40milhõesprevistosaolongo de 18 meses de campanha publicitária.


Pelo acordo firmado com o Estado, as empresas aéreas também terão que criar 490 decolagens semanais em 70 novos voos.


A cidade de Guarujá está entre as seis regiões do Estado incluídas na negociação para a criação de novas rotas. Ontem, o secretário de Estado de Turismo, Vinícius Lummertz, comemorou a notícia de que o aeroporto de Guarujá sairá em nove meses, conforme matéria publicada em A Tribuna.


“O turismo é um dos pilares da economia que ainda podem crescer muito em regiões como a Baixada Santista. Há muito potencial para isso, e ter um aeroporto em funcionamento conecta a região a outros pontos do País”, disse Lummertz.


Dados da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) apontam para a criação de ao menos 32 mil empregos diretos e indiretos, entre a implantação do aeroporto e a consolidação dos voos que estão previstos.


O aeroporto de Guarujá ficou fora, porém, de um programa desencadeado pelo Estado de privatização de aeródromos regionais. São 22 aeroportos que terão blocos de licitação e rotas aéreas próprias. “Mas isso não significa que não possamos incluir Guarujá mais para frente, com aviões menores, entre cidades de menor porte”, disse Lummertz.


Metas a cumprir


O Governo do Estado também anunciou uma nova forma de repasse de verbas para os municípios. Foram liberados R$ 230 milhões para obras em infraestrutura, como pavimentação e recapeamento de ruas, construção ou reforma de escolas e praças.


Nesta primeira etapa, somente os municípios com até 100 mil habitantes receberão a verba. Da Baixada Santista, estão incluídos Bertioga, Peruíbe e Mongaguá. Cada um vai receber até R$ 700 mil. Os pedidos apresentados pelas prefeituras serão avaliados pelo corpo técnico e liberados conforme as etapas das obras.


Em contrapartida, o Governo do Estado exigirá que as prefeituras atendam a metas, como aumento no número de matrículas em creches, pré escolas e Ensino Fundamental, por exemplo.


Municípios com mais de 100 mil habitantes (Santos, Guarujá, São Vicente, Cubatão, Praia Grande e Itanhaém) vão entrar em uma nova etapa.


“O objetivo é melhorar o compartilhamento de responsabilidades, aprimorar a relação Estado e municípios e descentralizar os recursos”, disse o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, a uma plateia com mais de 1,5mil pessoas.


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