Baixada Santista define horário dos ônibus durante lockdown

Cidades individualizaram horários de viagens e algumas reduziram frotas; confira

Por: Carolina Faccioli  -  22/03/21  -  15:00
Medidas vão valer até o dia 4 de abril, por enquanto.
Medidas vão valer até o dia 4 de abril, por enquanto.   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

Faltando menos de um dia para o lockdown, as cidades da Baixada Santista começaram a definir os horários das linhas municipais do transporte público. As medidas entrarão em vigor nesta terça (23) e seguirão até o dia 4 de abril, a fim de evitar novos casos de covid-19 na região e tentar conter o colapso de leitos que alguns hospitais já enfrentam.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em dezenas de lojas, restaurantes e serviços!


Em Santos, o transporte coletivo estará disponível apenas em dias úteis, das 5h30 às 8h30, e das 15h30 às 19h30, sem frota reduzida, exclusivamente para trabalhadores de serviços essenciais. Nos finais de semana e feriados o serviço não funcionará.


Já em São Vicente, a prefeitura informou que as linhas municipais funcionarão de segunda-feira a sexta-feira, das 6h às 9h e 17h às 20h, com frota reduzida. Aos sábados, domingos e feriados o atendimento ocorrerá no mesmo horário, com frota ainda mais reduzida.


Por enquanto, Bertioga definiu que não vai reduzir a frota de ônibus e nem modificar os horários. A medida foi tomada a fim de evitar aglomeração, segundo a prefeitura.


O transporte municipal também deverá ser mantido em Mongaguá. Segundo a prefeitura, a medida também serve para evitar aglomeração dos trabalhadores de serviços essenciais que precisam utilizar o serviço.


Durante o lockdown, Cubatão definiu que o transporte coletivo municipal vai funcionar das 5h até às 9h e das 16h até 20h30, todos os dias, inclusive nos finais de semana e feriados.


Apesar de ainda não ter informado o horário das linhas, Peruíbe comunicou que a frota ficará reduzida em 50%, garantindo o transporte para as pessoas que continuam trabalhando nas atividades que são consideradas essenciais nesse período. O município espera definir os horários até o final do dia.


Praia Grande informou que tentará definir os horários do transporte público até quinta-feira (25), já que geograficamente a Cidade pede linhas longas e interligadas, inclusive com a rede intermunicipal, segundo a prefeitura. Até lá, o sistema funcionará como antes.


O município de Guarujá definiu que, entre os dias 23 de março a 4 de abril, o transporte coletivo de passageiros ficará com o funcionamento regular, sendo obrigatório o uso de máscaras no interior dos ônibus e permitindo apenas passageiros sentados durante o trajeto.


Itanhaém decidiu que os ônibus vão circular até as 20h30 nesta semana. Já no sábado, funcionará apenas das 6h às 10h e das 16h às 20h30. Domingo não circula. Na próxima sexta será feito uma reunião entre a empresa e a Secretaria de Trânsito e Segurança, para avaliar a demanda. Caso os veículos estejam circulando vazios, haverá alteração para a próxima semana.


Linhas intermunicipais


A Empresa Metropolitana de Tranportes Urbanos (EMTU) seguirá com as linhas normalmente para atender os trabalhadores dos serviços essenciais, até segunda ordem, e busca definir com os municípios como as linhas ficarão durante o lockdown.


Logo A Tribuna
Newsletter