ATribuna.com.br terá textos de Luiz Alca de Sant’Anna

Site passará a publicar, aos domingos, trabalho que ele fez durante 15 anos como colunista social do jornal A Tribuna

Por: Da Redação  -  16/08/20  -  11:40
Luiz Alca morreu em setembro de 2015, aos 68 anos
Luiz Alca morreu em setembro de 2015, aos 68 anos   Foto: Arquivo/AT

Para os que acompanhavam, uma recordação de encher a mente e o coração. Quem ler pela primeira vez, dificilmente não se tornará fã dos textos. ATribuna.com.br passa a publicar, aos domingos, a partir deste domingo (16), colunas que Luiz Alca de Sant’Anna fez durante 15 anos enquanto cronista social do jornal. Luiz Alca, que morreu em setembro de 2015, aos 68 anos, era querido e admirado por amigos e leitores. Agora, terá seus textos relembrados na internet.


>>> CLIQUE E CONFIRA A PÁGINA ESPECIAL DEDICADA AOS TEXTOS DE LUIZ ALCA DE SANT'ANNA


“O espaço do Luiz Alca de Sant'Anna foi pensado e produzido com muito carinho. Ele foi um dos principais colunistas da história de A Tribuna e acabou nos deixando muito cedo”, diz Alexandre Lopes, editor-chefe de Webjornalismo do Grupo Tribuna.


A nova editoria, diz Lopes, nada mais é do que uma homenagem e uma viagem ao passado. “Os internautas vão poder saborear novamente, agora em uma plataforma digital, os principais textos que o Alca publicou na nossa versão impressa.”


Para Marcio Barbuy, colunista social de A Tribuna, Luiz Alca foi um marco na região e para o jornal. “Um marco de amor, de incentivo, de palavras certas nas horas exatas. Seus textos se encaixam perfeitamente em nossos dias. O conheci em 1985 na paulistana Livraria Parágrafo, que existia na Bela Cintra. Prematuramente nos deixou e esta iniciativa veio a calhar em tempos difíceis”.  


A também colunista social Cristina Guedes diz que o dom de escrever nasce com aqueles cujo olhar é atento. E não apenas num determinado tempo ou tema.  “Colocar em palavras emoções, descobertas, histórias... É transformador. Luiz Alca dominava essa arte. Seus textos fluíam com leveza, embora carregados de estímulos e reflexões. Reler suas crônicas será como revisitar um passado que se faz presente. Afinal, o dom de escrever nasce com aqueles cujo olhar é atento... E atual. Passe o tempo que passar!”.  


Colunista e editora da AT Revista e do Boa Mesa, Fernanda Lopes lembra que Luiz Alca tinha um talento singular. “Tive a honra de substituí-lo na coluna social em algumas férias. Ele possuía uma facilidade incrível de ler as pessoas e seus sentimentos, entendê-los e traduzi-los em belas e profundas crônicas, que agora serão inspiração para um número ainda maior de pessoas, com a republicação no site”.  


História  


Alca se formou na Faculdade Católica de Direito e de Filosofia. Ele trabalhava na área de Dinâmica de Grupo e Filosofia do Comportamento desde 1973. O colunista mantinha cursos regulares em Santos e São Paulo, introduzindo método próprio ao adequar a psicologia comportamental e a Filosofia do Comportamento aos métodos de dinâmica de grupo.  


Em A Tribuna, Luiz Alca assinava uma página diária de comportamento e sociedade. Atuava também, na rádio Litoral FM, sempre abordando comportamento, e na TV Tribuna, no programa Viver Bem.  


Teve quatro livros publicados: Começa Assim (1979), Quem quiser que conte outra (1982), Mudando de Conversa (1985) e Eu e minha circunstância (1989). Alca também fundou e participava da Associação Comunitária de Auxílio Santista ao Portador do HIV/AIDS (Acausa).


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter