
Homem foi capturado pela Polícia Militar (Reprodução/Polícia Militar)
Um homem de 36 anos foi preso em flagrante após ser pego furtando objetos de duas lojas localizadas na Rua João Pessoa, no Centro de Santos, região que tem sido afetada por esse tipo de crime. O caso aconteceu na manhã da última terça-feira (14).
Segundo a Secretaria Estadual da Segurança Pública (SSP-SP), a Polícia Militar (PM) foi acionada por funcionários de uma loja de calçados, que relataram o ocorrido aos policiais. De imediato, os agentes iniciaram as buscas e localizaram o suspeito na Rua Amador Bueno.
Com ele, além de um calçado furtado, os policiais encontraram duas garrafas de bebida, também furtadas de outra loja atacada pelo homem momentos antes. De acordo com a PM, os objetos foram reconhecidos pelos responsáveis pelos estabelecimentos como sendo pertencentes às lojas. A ocorrência foi registrada como furto no 1º Distrito Policial (DP) de Santos.
Casos de furto no Centro
Conforme noticiado por A Tribuna no último dia 13, estabelecimentos comerciais do Centro de Santos têm sofrido com uma série de invasões e furtos. Os ataques chegam a causar prejuízos de valor alto. Uma casa noturna, por exemplo, chegou a perder mais de R$ 300 mil em equipamentos após um ataque.
O que diz a SSP
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou que as forças policiais seguem empenhadas no combate à criminalidade em todo o litoral paulista e que todos os casos registrados na Polícia Civil são rigorosamente investigados. O policiamento em toda Baixada Santista segue reforçado até o dia 7 de fevereiro com mais de 3 mil policiais militares com atuação exclusiva no policiamento preventivo e ostensivo.
Em relação aos casos citados pela reportagem, o órgão acrescentou que não foram localizados registros dos fatos que aconteceram nos dias 1, 3 e 4 de janeiro. Porém, a do dia 6, a SSP informou que dois homens, de 34 e 41 anos, foram presos em flagrante e toda a mercadoria furtada foi entregue aos respectivos donos.
A pasta ressaltou a importância do boletim de ocorrência para que os casos possam ser devidamente investigados e os locais com mais concentração de casos, mapeados. O registro pode ser feito pela Delegacia Eletrônica ou nas unidades territoriais.
O que diz a Prefeitura
A Prefeitura de Santos informou que o combate e a investigação de furtos, roubos e outros crimes são de responsabilidade das autoridades policiais estaduais, que têm, em Santos, total apoio da GCM, por meio do seu efetivo e videomonitoramento.
De acordo com a Administração Municipal, a PM mantém equipes no Centro de Controle Operacional (CCO) do Município e tem acesso a todas as imagens das mais de duas mil câmeras espalhadas pela Cidade, assim como a Policia Civil, inclusive na região central, que tem cerca de 600 câmeras interligadas ao CCO.
A Prefeitura informa ainda que a GCM faz rondas diuturnas em toda a Cidade, inclusive na região central – onde recentemente foram instaladas a nova base da Romu e a sede da GCM. Quando flagra atitudes suspeitas, os autores são conduzidos ao distrito policial.
A população pode acionar a Polícia Militar pelo número 190 e a Guarda Civil Municipal pelo 153.
Assuntos relacionados