Logo A Tribuna
ASSINE
Icone usuario ENTRAR
CLUBE IMPRESSO ACERVO ASSINANTE

Tradições de Peruíbe em destaque na Virada SP

Além de apresentações de moradores da região, programação também terá grandes shows

Por: Beatriz Araujo  -  22/01/21  -  15:55
"Apesar das nossa diferenças na parte cultural, nós somos iguais", afirma o Cacique Ubiratã   Foto: Rodrigo Petterson/Divulgação

A riqueza cultural de Peruíbe será foco da Virada SP Online deste sábado (23). Entre apresentações de moradores da região e artistas nacionais, o evento remoto terá início ao meio-dia e seguirá até meia-noite. Tudo será transmitido por meio da plataforma Cultura em Casa (clique aqui para acessar), de forma gratuita.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


O Cacique Ubiratã, da Aldeia Bananal de Peruíbe, dará início à programação do dia, ao meio-dia. Ele conversará um pouco sobre a cultura indígena e o dia a dia de sua aldeia, tradicional Tupi. “Momentos como esse são de suma importância para mostrarmos à população que existimos e resistimos”, ressalta Ubiratã.

Para ele, a oportunidade de se manifestar culturalmente ajuda seu grupo a continuar fortalecendo e desenvolvendo seu 'currículo ancestral'. “Principalmente nos últimos anos, com desmontes referentes à questão indígena”.


Na sequência, às 13 horas, Iara Rennó fará uma apresentação artística sobre Macunaíma, livro de Mário Andrade.

Mais atrações


Já no segundo eixo da Virada SP, a atenção será voltada à comunidade de 40 famílias caiçaras, que vivem na Reserva da Jureia, em Peruíbe. Também serão apresentados vídeos sobre a culinária local e o cotidiano dos pescadores. Artistas da cidade complementam a narrativa, se apresentando das 14h30 às 16h30. O sambista Jorge Aragão entra em cena às 17h30, animando ainda mais a programação.


A terceira parte da programação abordará economia sustentável, agricultura familiar e preservação ambiental, em conversa com a secretária de Pesca e Agricultura, Juanita Trigo. Depois, artistas locais agitam a noite com muita música, das 19 às 20 horas.


Marcelo Falcão e o sambista Jorge Aragão agitam o evento on-line
Marcelo Falcão e o sambista Jorge Aragão agitam o evento on-line   Foto: Divulgação

A partir desse horário, é a vez dos destaques nacionais da edição da Virada SP Online. Marcelo Falcão, ex-vocalista do grupo O Rappa, tem show transmitido às 21 horas. Brisa Flow, rapper de origem indígena, se apresenta às 22h30. Já às 23h30, Da Ghama, um dos fundadores do Cidade Negra, encerra a noite.


O Virada SP Online é uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, com gestão da Organização Social Amigos da Arte.


Logo A Tribuna