Logo A Tribuna
ASSINE
Icone usuario ENTRAR
CLUBE IMPRESSO ACERVO ASSINANTE

Santos, Jabaquara e Portuguesa em mostra esportiva no Museu Pelé

Os três clubes centenários foram importantes para a consolidação da imagem de Santos como um dos principais polos de futebol do país. Exposição começa nesta terça (26)

Por: Por ATribuna.com.br  -  26/01/21  -  00:10
Exposição tem entrada liberada ao público e poderá ser apreciada até o final de março
Exposição tem entrada liberada ao público e poderá ser apreciada até o final de março   Foto: Divulgação/PMS

Parte da história dos três clubes de futebol de Santos pode ser conferida na expografia Paixão³ (Paixão ao Cubo), que o Museu Pelé (Largo Marquês de Monte Alegre 1, Valongo, Centro Histórico) inaugura nesta terça-feira (26), em comemoração aos 475 anos de Santos. Instalada no térreo do bloco administrativo do equipamento, a mostra esportiva e cultural enfocando o Santos FC, Jabaquara AC e AA Portuguesa tem entrada liberada ao público e poderá ser apreciada até o final de março.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Os três clubes centenários, que compartilham muitas coincidências, foram importantes para a consolidação da imagem de Santos como um dos principais polos de futebol do país, uma vez terem sido também fundadores da Federação Paulista de Futebol, conforme explicou o coordenador do museu, Paulo Monteiro. Há, ainda, várias curiosidades sobre o Peixe, Jabuca e a Briosa, como são carinhosamente conhecidos.


Sesc
Os apaixonados por futebol – e até aqueles que nem apreciam tanto assim esse esporte – farão uma viagem à história dos clubes, relembrando fatos e personagens que se fundiram à identidade santista. Aliás, Santos é a única cidade, fora da rota das capitais, a ter três times de futebol profissional em atividade, cada um com suas características e peculiaridades, frisou Monteiro.


Os três clubes dividem o coração dos santistas, mas, quando entram em campo, o duelo é anunciado como o ‘clássico das praias’ e, por 90 minutos, cada torcedor exterioriza sua paixão e só se importa com a vitória, conforme destacou o Sesc, que produziu, apresentou e doou a expografia ao Museu Pelé. No Sesc, a mostra ficou aberta ao público de 26 de novembro de 2019 a 29 de fevereiro de 2020.


Logo A Tribuna