Santos Film Fest começa nesta terça com programação de quase 90 filmes

Tema desta edição é 'Superação: a arte ultrapassando limites sociais, físicos, mentais, geográficos e pandêmicos'

Por: Bia Viana  -  22/06/21  -  08:06
Atualizado em 22/06/21 - 09:52
    Nesta edição, o Santos Film Fest trata o tema da 'superação' em 88 filmes selecionados
Nesta edição, o Santos Film Fest trata o tema da 'superação' em 88 filmes selecionados   Foto: Divulgação

A 6ª edição do Santos Film Fest começa nesta terça-feira (22) com uma programação extensa, de quase 90 filmes. Trazendo o tema Superação: a arte ultrapassando limites sociais, físicos, mentais, geográficos e pandêmicos, o evento contou com mais de 600 inscrições de produções do Brasil e do exterior em apenas três semanas de inscrições.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Para o jornalista e organizador do Santos Film Fest, André Azenha, o tema cria uma relação com nossa posição enquanto cidadãos perante a sociedade. “A partir da arte pode-se abrir portas, sejam sociais, mentais, físicas, geográficas, principalmente nesses tempos de pandemia, que prejudicaram muito o setor cultural. Setor este que, mesmo assim, consegue se reinventar e seguir firme e forte”.


De fato, a arte mostrou-se persistente perante as dificuldades. Neste ano, vários eventos no cinema, música e demais artes se adaptaram ao virtual para alcançar novos espaços durante a pandemia. Desvelando o tema, um dos principais destaques na programação é a pré-estreia do filme Linha de Frente Brasil, longa-metragem que retrata a primeira onda da covid-19 no Brasil mostrando o dia a dia de enfermeiras e enfermeiros nos hospitais que teve 70% de suas gravações rodadas em Santos. O filme será exibido em sessão simultânea online e presencialmente no Cine Roxy.


Azenha destaca outras surpresas para esta edição. “Entre as novidades, está a separação em curta-metragens das categorias de ficção, documentário e animação. Para animação, inclusive, teremos mostra competitiva, mostra de filmes de alunos iniciantes, uma masterclass e um curso. Outros destaques são o ebook autobiográfico da atriz Ondina Clais, as retrospectivas dos cineastas Rodrigo Aragão e Andrea Pasquini, o painel sobre representatividade trans e o curso de história do cinema LGBTQIA+ no Brasil, com Lufe Steffen”.


Ainda nas categorias de ficção de curta-metragem, o festival passará a premiar melhores ator e atriz e, em todas as categorias, terá prêmios de direção e roteiro. O voto popular inclui prêmio de melhor filme. Os premiados receberão o Prêmio Toninho Campos, nomeado em homenagem ao proprietário do Cine Roxy.


A abertura do evento acontece nesta terça (22), às 19h30, de maneira virtual, nas redes sociais do festival. Na sessão, contará ainda com as presenças dos atores Ondina Clais e Luciano Quirino, que batizam os troféus entregues aos homenageados, os cineastas Andrea Pasquini e Rodrigo Aragão. Os filmes estarão em exibição a partir da 00h01 de quarta (23).


Além dos 88 filmes a serem exibidos no evento, a programação também inclui atividades formativas gratuitas. Algumas precisam de inscrição prévia, enquanto outras serão exibidas ao público nas redes sociais do Santos Film Fest. Entre as palestras, cursos e bate-papos, estão marcados encontros virtuais com grandes artistas como a atriz Ondina Clais, que lança uma obra pela Coleção Santos Film Fest; o ator Sergio Mamberti, o cineasta Diego da Costa, o ator Daniel Veiga, a ativista Jacque Cortez e muito mais.


O Santos Film Fest segue até 29 de junho, quando serão revelados os vencedores das mostras competitivas. Para saber mais sobre a programação, os filmes em exibição e processos de inscrição para as atividades formativas, acesse o site oficial do festival.


O 6ºSantos Film Fest – Festival Internacional de Cinema de Santosé realizado através do ProAC, Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, com recursos da Lei Aldir Blanc, Ministério do Turismo, Governo Federal, tem patrocínio da Blue Med Saúde e conta com apoios de Sesc Santos, UniSantos, Histórias do Cinema, Cine Roxy, LESMA - La Extraordinária Semana de Mostras Animadas, Associação dos Artistas e Prefeitura (via emendas enviadas pelos vereadores da cidade Audrey Kleys, Zequinha Teixeira e Telma de Souza).O evento é produzido pelo CineZen Cultural. A direção é dos produtores André Azenha e Paula Azenha.


Logo A Tribuna
Newsletter