Mais uma homenagem celebra os 100 anos do maestro santista Gilberto Mendes, o compositor erudito brasileiro mais conhecido e influente da segunda metade do século 20. Será inaugurada nesta quinta-feira (3), no Sesc Santos, a exposição Gilberto Mendes – 100. A abertura ao público será nesta sexta (4).
Com curadoria do professor Lorenzo Mammi e consultoria do compositor Lívio Tragtenberg, a mostra contempla a memória de Gilberto Ambrósio Garcia Mendes (1922-2016).
A exposição, que vai até 30 de abril 2023, é dividida em ‘ilhas’, que buscam mostrar a as execuções musicais em sua integridade, sempre que possível evidenciando a relação das peças com as respectivas notações ou instruções, muitas delas de grande beleza gráfica, e relacionando-as ao contexto em que as obras foram produzidas pelo compositor.
As ‘ilhas’, por sua vez, são divididas em Santos Football Music, composição experimental de 1969 que homenageia o Santos de Pelé, e cria a ambientação de um estádio de futebol. A segunda ‘ilha’ aborda sua relação com Santos, em composições como Saudades do Parque Balneário Hotel e Vila Socó Meu Amor.
A terceira ‘ilha’ se inspira nas composições experimentais, o uso de grafismos e o diálogo com a música concreta. Na quarta ‘ilha’, há a relação do compositor com o teatro. Vale lembrar, a Santos das décadas de 50 e 60 tinha uma cena teatral muito forte, tendo revelado para o mundo nomes como Plínio Marcos e Sérgio Mamberti. Gilberto Mendes compôs várias músicas para teatro nesse período.
A quinta ‘ilha’ trata de sua relação com o cinema, tanto como compositor, quanto espectador.
A mostra pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 10h às 21h30 e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30.