Filmes da 42ª Mostra Internacional de Cinema serão exibidos no Sesc Santos

Longas-metragens de propostas mais conceituais entrarão em cartaz na sexta-feira (16)

Por: Matheus Müller  -  13/11/18  -  20:32
  Foto: Divulgação

A oportunidade está lançada! Entre os dias 16 e 25 deste mês, o Sesc Santos recebe 10 filmes selecionados entre 336 participantes da 42ª Mostra Internacional de Cinema, que aconteceu em São Paulo até outubro. O projeto itinerante, que também passa por outras cidades, permite ao público conhecer longas-metragens com propostas mais conceituais, diferente dos trabalhos comerciais e Hollywoodianos aos quais os brasileiros e a maioria do mundo está habituada.


A escolha das obras, que serão exibidas na região, foram realizadas por um conjunto de curadores da mostra. Eles selecionaram produções de cineastas consagrados, iniciantes, além de filmes premiados em festivais.


A mescla desses trabalhos, segundo a programadora cultural do Sesc Santos, Solange Alboreda, promete experiências novas ao público.


“Muitas vezes são exibidos filmes que não chegam a estrear no Brasil. A curadoria tenta apresentar uma proposta mais contemporânea. Tem longas dos Estados Unidos, mas, geralmente, são mais trabalhos do Irã, Iraque e Ásia. Embora, esse ano, tenham mais filmes europeus”.


Solange entende que as pessoas não estão acostumadas com esse tipo de obra, o que geralmente resulta em salas mais esvaziadas. Porém, ela propõe o desafio de experimentar o novo.


“É que nem música. Se você está acostumado desde pequeno a um estilo, quando escuta outro não gosta. Precisa de um tempo para digerir e se permitir. A partir daí, o público descobre emoções e sensações que não imaginou que pudesse ter”, diz Solange.


Ao contrário das obras comerciais, as quais o público está acostumado, esses longas não têm explosões, cores vibrantes, não são entretenimento pura e simplesmente. “São filme mais preocupados em discutir o audiovisual. Às vezes, um gesto mais explorado pelas câmeras pode te levar a uma experiência de algo mais conceitual”.


Se é por falta de convite, Solange não perde a oportunidade. “A mostra contemporânea é algo muito bacana. Convido a todos a virem ao Sesc Santos”.


Serviço


O Sesc Santos fica na Rua Conselheiro Ribas, 136, na Aparecida. Os ingressos são gratuitos apenas para quem tem credencial plena do Sesc, enquanto os demais pagam R$ 12 na entrada inteira e R$ 6 na meia.


Programação


Sexta-feira (16/11)
19h30 - 3 Faces


Sábado (17/11)
11h - A Costureira dos Sonhos
16h - A Árvore dos Frutos Selvagens


Domingo (18/11)
Pedro e Inês: o Amor não descansa
16h - Meu Querido Filho


Sexta-feira (23/11)
19h30 - Guerra Fria


Sábado (24/11)
11h - Culpa
16h - Em Chamas


Domingo (25/11)
11h - Utoya - 22 de julho
16h - Yomeddine


>>Clique aqui para conferir a sinopse e trailers dos filmes


Tudo sobre:
Logo A Tribuna