Última edição do programa 'Amigos' completa 20 anos

Ideia do show era mostrar a amizade fora dos palcos e misturar sucessos de duplas sertanejas

Por: Estadão Conteúdo  -  02/01/19  -  09:47
  Foto: Reprodução/TV Globo

Quem viveu a década de 1990 no Brasil provavelmente se lembrará do especial 'Amigos'. Tratava-se de um show com algumas das maiores duplas sertanejas do País à época: Zezé Di Camargo e Luciano, Chitãozinho e Xororó e Leandro e Leonardo.


A ideia do programa era mostrar uma amizade fora dos palcos e misturar os sucessos dos repertórios de cada dupla sertaneja.


Era possível ver - e ouvir - 'É o Amor' sendo cantada por Luciano e Leonardo; 'Não Aprendi Dizer Adeus', por Leandro e Zezé Di Camargo; 'Página de Amigos', por Chitãozinho e Leonardo ou 'Você Vai Ver', por Luciano e Xororó; entre outras tantas versões.


Em 31 de dezembro de 2018, completam-se 20 anos da última vez em que o especial foi ao ar na Globo. Relembre as quatro edições do programa:


Amigos - O Início em 1995


O primeiro especial Amigos foi exibido em 23 de dezembro de 1995, e contou com uma introdução em clima rural, com cenas de gado e plantações em uma fazenda de Chitãozinho, na cidade de Campinas. A abertura ainda mostrava os cantores tendo uma refeição juntos à mesma mesa enquanto falavam sobre a importância da amizade.


"Pra mim, é a gente poder olhar nos olhos do outro e saber que nenhum tá fazendo mal ao outro. O respeito do ser humano, um pelo outro, não ter falsidade, estar comendo na mesma mesa. Pra mim, isso é amizade", dizia Leandro.


Xororó emendava: "Amigo pra mim tem que ser sincero, porque sou uma pessoa muito sincera. Quando gosto de verdade, não importa onde estiver, o amigo tá no coração, pro que der e vier. Não importa o momento, o lugar a hora."


Na sequência, surgia o palco da superprodução, com um grupo de animados dançarinos embalados por uma versão instrumental que juntava diversos dos sucessos das duplas sertanejas envolvidas.


Leandro e Leonardo surgem para a plateia, cantando os primeiros versos do clássico 'Disparada', música escolhida para abrir o show. Pouco depois, surgem Chitãozinho e Xororó e, por fim, Zezé Di Camargo e Luciano.


Amigos - 1996


Em 1996, o especial foi exibido em 25 de dezembro. A abertura da atração trouxe os seis cantores dentro de um helicóptero cinematográfico, falando sobre o show do ano anterior, sendo interrompidos por alguns flashbacks de 1995.


A edição contou com a presença de outras duplas sertanejas pela primeira vez: João Paulo e Daniel, Chrystian e Ralf e Gian e Giovani dividiram os microfones ao longo do show. A cantora Simone e o locutor de rodeios Asa Branca também participaram.


Amigos - 1997


Em 1997, o especial foi exibido em 30 de dezembro. Entre os artistas convidados estavam Fábio Jr., Daniela Mercury, Roberta Miranda e Daniel. O sertanejo havia acabado de perder seu amigo e sua dupla, João Paulo, morto em um acidente de carro.


"Já que nós estamos na festa dos amigos, os amigos verdadeiros, gostaria da licença de vocês pra dedicar uma música ao melhor amigo que eu tive", disse Daniel antes de cantar a música 'Canção da América', de Milton Nascimento. Em determinado momento, o público estendeu um bandeirão com o rosto de João Paulo.


O especial de 1997 marcaria também a última apresentação de Leandro com o grupo exibida na TV. Após sentir algumas mudanças em sua saúde e realizar diversos exames, o cantor descobriu que sofria de um tipo raro de câncer no pulmão, o tumor de Askin. Leandro morreu no dia 23 de junho de 1998.


Amigos em Paris


No dia 1º de julho de 1998, como parte do projeto Brasil 500 da Globo, foi realizado o especial Coração Brasileiro, gravado no estádio Parc des Princes, em Paris


À época, ocorria a Copa do Mundo da França, e a torcida brasileira vinha embalada por uma goleada por 4 a 1 sobre a seleção do Chile nas oitavas de final do torneio, dias antes. Os Amigos fizeram então sua primeira apresentação sem a presença de Leandro.


"Há pouco mais de uma semana, nós perdemos um pai, um filho, um irmão, um grande amigo. E quando eu digo nós, não estou falando apenas de nós aqui no palco, estou falando de todos nós brasileiros", introduziu Zezé Di Camargo.


Xororó prosseguiu: "O Leandro nos deu durante sua vida um exemplo de determinação, talento, humildade e profissionalismo". "Ele mostrou nesses últimos dias o verdadeiro sentido da coragem, da dignidade e da fé", complementou Chitãozinho.


Leonardo concluiu: "E essa fé, essa força, [é o] que nos mantêm cada vez mais unidos. E por isso estamos aqui hoje, pra fazer aquilo que o Leandro mais gostava de fazer: cantar. Vamos cantar pra ele hoje."


Neste momento, Leonardo adentra o palco, sozinho, cantando o início de Um Sonhador: Logo em seguida, começa a cantar a música 'Força Estranha', de Roberto Carlos, mas se emociona e não consegue completar um trecho da canção. De pronto, acaba sendo amparado pelos outros quatro sertanejos, que concluem a música juntos, ovacionados pela plateia.


O último Amigos


Por volta das 21h40 do dia 31 de dezembro de 1998, logo após a novela Torre de Babel e precedendo o Show da Virada, ia ao ar a última edição do especial Amigos. Imagens dos espetáculos dos anos anteriores eram exibidas enquanto uma voz lia um texto sobre o momento.


"31 de dezembro de 1998. Começamos agora a comemorar a chegada do novo ano. É hora de fazer um brinde ao futuro. Junto com nossos amigos, esse brinde é a nossa festa. No olhar de cada um deles, podemos ver um pouco das nossas vidas: os encontros, as dúvidas, as tristezas, a esperança."


"Quem tem um amigo sabe que, em cada abraço, em cada aperto de mão, está a força para sonhar com um mundo melhor. Fazer amigos é saber dividir. É aceitar cada um do seu jeito e respeitar as suas creças. Amigos, que no ano novo, os homens possam viver em harmonia, para que a paz esteja cada vez mais perto de nós. A todos vocês um feliz 1999."


Amigos & amigos - 1999


Poucos meses após a exibição do último especial Amigos, a Globo tentou apostar novamente na música sertaneja com o Amigos & Amigos.


O programa contava com conversas, momentos de bastidores, além, é claro, de muita música. Havia algumas reportagens feitas pela atriz Lúcia Veríssimo, à época dividindo sua agenda com a gravação de uma novela.


Passaram pelo programa outros artistas conhecidos do público, como Padre Marcelo Rossi, Roberta Miranda e as duplas Rosa e Rosinha e Christian e Ralf. O programa ficou no ar durante sete meses, exibido sempre aos domingos, mas não marcou tanta época como os especiais de fim de ano.


Logo A Tribuna
Newsletter