Silviano Santiago vence o Prêmio Camões de Literatura

O mineiro entra para a seleta lista que conta com nomes como José Saramago, Mia Couto e outros

Por: Estadão Conteúdo  -  25/10/22  -  08:17
O crítico literário, professor, pesquisador e romancista Silviano Santiago
O crítico literário, professor, pesquisador e romancista Silviano Santiago   Foto: Divulgação

O crítico literário, professor, pesquisador e romancista Silviano Santiago ganhou ontem, aos 86 anos, o Prêmio Camões – o mais prestigioso da língua portuguesa. Com uma vida inteiramente dedicada à literatura, no Brasil e no exterior, o mineiro entra para a seleta lista que conta com nomes como José Saramago, Mia Couto, Raduan Nassar e Lygia Fagundes Telles, entre outros lusófonos. O valor do prêmio, dividido entre os governos de Portugal e do Brasil, é de 100 mil euros.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


“O prêmio chega num momento difícil para o mundo e para o Brasil e não deixa de ser, para mim, em particular, um momento de alegria – um reconhecimento do meu longo trabalho em literatura”, disse Santiago.


Obras de vulto
Vencedor de outras premiações literárias, como o Jabuti e o Oceanos, e o Machado de Assis pelo conjunto da obra, Silviano é autor de obras importantes, em constante investigação e cada vez mais pessoais.


“Comecei enxergando a Literatura de uma maneira mais objetiva, que é o caso de Em Liberdade, mas logo em seguida, em 1985, escrevi um romance bastante corajoso, que é tido hoje como o primeiro romance gay (Stella Manhattan), no sentido moderno da palavra, da literatura brasileira”.


“O que existe”, ele continua, “é um processo de não repetição e um interesse muito grande em ser um ativista, não na política, por causa do meu temperamento, mas ser um ativista na Literatura – tentar trazer todas as questões que são fortes naquele momento para a reflexão ficcional e, indiretamente, para a reflexão do leitor”.


Logo A Tribuna
Newsletter