Logo A Tribuna
ASSINE
Icone usuario ENTRAR
CLUBE IMPRESSO ACERVO ASSINANTE

Mostra de fotografia em Santos aborda o olhar feminino

Cinco profissionais da região vão expor a singularidade das mulheres nas redes sociais do Museu da Imagem e do Som de Santos

Por: Beatriz Araujo  -  04/03/21  -  12:02
Vanessa Rodrigues mostra cortiços onde muitas mulheres vivem
Vanessa Rodrigues mostra cortiços onde muitas mulheres vivem   Foto: Vanessa Rodrigues

As mulheres ocupam cada vez mais espaço e revelam sua força ao mundo. Por isso, neste mês as fotógrafas Fernanda Luz, Isabela Carrari, Sibylla Ventura, Susan Hortas e Vanessa Rodrigues, da Baixada Santista, ocuparão as redes sociais do Museu da Imagem e do Som de Santos (Miss) com imagens que revelam a identidade e singularidade de várias mulheres.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


É o projeto Fotógrafas Ocupam o Miss (#fotografasocupamomiss), que será lançado no Dia Internacional da Mulher, dia 8, seguindo até dia 23. Além de homenagear as mulheres, a exposição virtual dará início às comemorações pelos 25 anos do Miss, por meio da Secretaria de Cultura (Secult).


As fotos e suas histórias serão publicadas na página do Facebook e no perfil do Instagram, sob a coordenação de Davi Ribeiro.


 
Mulheres retratadas


Sob as lentes de Fernanda Luz, serão mostradas camponesas e tecedoras do Peru, que carregam consigo uma mistura de tradições que vai além de suas vestimentas. A fotógrafa Isabela Carrari evidenciará mulheres que trabalham na oficina dos bondes de Santos. Já Sibylla Ventura trará retratos de idosas que moram em casas de repouso, dando luz à autoestima das senhoras. Susan Hortas, por sua vez, proporcionará um olhar diferenciado sobre a imagem da bailarina, contrastando-a com o caos urbano.


A força da mulher


Vanessa Rodrigues, que é repórter-fotográfica de A Tribuna, também integra o Fotógrafas Ocupam o Miss com seus registros da realidade de mulheres que moram em cortiços e casarões do Centro Histórico de Santos. Aliás, ela acompanha a vida dessas mulheres desde 2006, quando iniciou um projeto fotográfico que tem ganho novas abordagens com o passar do tempo.


Uma das fotos de Vanessa que estará na exposição virtual retrata o contraste dos lugares precários onde algumas mulheres moram, como os cortiços, com suas forças interiores, como explica a fotógrafa: “Em um lugar que é cheio de incertezas, como são os cortiços da região, eu olho para essa foto de Maria através desse lenço e vejo sua força e delicadeza ao mesmo tempo”.


Essa imagem ainda é motivo de muita emoção para Vanessa. “Essa foto representa muito minha mãe, que perdi no ano passado após um câncer raro e agressivo. Ela mostra a luta, a vontade de viver e o amor que todas as mulheres carregam dentro de si”.


Logo A Tribuna