Morre, aos 94 anos, Antônio Aguillar, comunicador que morou em Santos

Grande nome do rádio e da tevê, ele nasceu em São José do Rio Preto, mas trabalhou em emissoras santistas

Por: ATribuna.com.br  -  11/02/24  -  19:12
Antônio Aguillar morreu na madrugada deste domingo (11), aos 94 anos
Antônio Aguillar morreu na madrugada deste domingo (11), aos 94 anos   Foto: Reprodução

A comunicação brasileira está de luto. Grande nome do rádio e da tevê nos anos 60 e 70, o apresentador e produtor Antônio Aguillar morreu na madrugada deste domingo (11), aos 94 anos. Aguillar teve participação na história da Música Popular Brasileira ao abrir espaço em seu programa na TV Excelsior de São Paulo a um então desconhecido cantor: Roberto Carlos. Posteriormente, viria a lançar e apoiar outros outros cantores e grupos que se notabilizariam no programa Jovem Guarda, na TV Record, como o The Clevers – posteriormente, Os Incríveis.


Clique aqui para seguir agora o novo canal de A Tribuna no WhatsApp!


“Antonio Aguillar é um grande amigo e faz parte da minha história”, disse Roberto Carlos durante entrevista ao próprio Aguillar, na Rádio Capital, nos anos 60. “Sempre me tratou de forma carinhosa, quando cheguei em São Paulo. Me deu oportunidade em seu programa de rádio e na televisão, quando ele dizia ‘juventude feliz e sadia”.


Nascido em São José do Rio Preto, em 1929, Aguillar veio para São Paulo nos anos 1950. Trabalhou como fotógrafo no jornal O Estado de S. Paulo, época em que também descobriu o rádio, começando na Rádio 9 de Julho, em 1958.


Já na TV Excelsior, apresentou programas como Ritmos da Juventude e Festival da Juventude, em que travou conhecimento com a música jovem que nascia e levou, além dos novos artistas, nomes consagrados, como o da italiana Rita Pavone e do norte-americano Neil Sedaka. Ao longo da carreira, passou pelas principais rádios e tevês do País: Tupi, Record, Gazeta, Globo, TV Paulista, Capital.


Entrevistando Roberto Carlos, no início da carreira do cantor
Entrevistando Roberto Carlos, no início da carreira do cantor   Foto: Reprodução

Passagem por Santos
Também morou por vários anos em Santos, entre 1985 e os anos 2000. Trabalhou na Rádio Tribuna AM, Clube, onde foi diretor artístico entre 1993 e 1994, e Cultura, dividindo o microfone com o Luiz Lombardi Netto, que era santista, e se tornou famoso por anunciar produtos e quadros no Programa Silvio Santos.


Aguillar deixa a mulher Maria Célia, com quem era casado desde 1975, e os filhos Débora, Gabriela e Douglas Aguillar.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter